Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA A ESCRITA MANUAL CURSIVA NA ERA DOS NATIVOS DIGITAIS

Guimarães, Juliana Oliveira ; Silva, Sérgio Antônio ;

Artigo Completo:

A escrita foi uma das grandes invenções que revolucionou a história da humanidade, pois trouxe consigo uma nova possibilidade para a transmissão de conhecimento, descobertas e ideias. Atualmente, observa-se um afastamento entre o homem moderno e as letras manuais, optando-se pela comunicação digital. Sendo assim, este artigo é um estudo teórico que se propôs a investigar de que maneira o Design pode contribuir no processo de ensino da escrita manual cursiva para os nativos digitais. Apresenta a importância do ensino dessa escrita e a perspectiva interdisciplinar do Design como estratégia para se trabalhar em conjunto com professores nas salas de aula.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Escrita; Design; interdisciplinaridade; nativos digitais.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0238

Referências bibliográficas
  • [1] BAPTISTA, Adriana; VIANA, Fernanda Leopoldina; BARBEIRO, Luís Filipe. O ensino da escrita: dimensões gráfica e ortográfica. Biblioteca Nacional de Portugal, 201 Disponível em: . Acesso em: 6 de ago. 2015.
  • [2] BONATTO, Andréia; BARROS, Caroline Ramos; GEMELI, Rafael Agnolleto; LOPES, Tatiana Bica; FRISON, Marli Dallagnol. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX ANPEDSUL: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Caxias do Sul, 201 Disponível em: . Acesso em: 8 de out. 2015.
  • [3] BORDENOUSKY FILHO, Renato; FONTOURA, Antônio Martiniano; OBERG, Lígia; URSI, Erika Simioni. Pró EdaDe – programa de educação através do Design. In: V EDUCERE: Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2005. Disponível em: . Acesso em 6 de ago. 2015.
  • [4] BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 11.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [5] CARVALHO, Ricardo. Estados americanos abolem escrita à mão nas escolas. Carta Capital, publicado em 25 de julho de 2011, às 10h10. Disponível em: . Acesso em: 30 de out. 201
  • [6] COUTINHO, Solange Galvão; LOPES, Maria Teresa. Design para a educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: BRAGA, Marcos da Costa (org.). O papel social do Design Gráfico. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011. p. 137 – 162.
  • [7] FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Crianças na Era Digital: desafios da comunicação e da educação. Revista de Estudos Universitária, Sorocaba, SP,v. 36, n. 1, 7, 2010, p. 89-104. Disponível em: . Acesso em: 7 de out. 2015.
  • [8] FARIAS, Priscila Lena. Aprendendo com as ruas: a tipografia e o vernacular. In: BRAGA, Marcos da Costa (org.). O papel social do Design Gráfico. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011. p. 137 – 162.
  • [9] FOUNTOURA, Antônio Martiniano. EdaDe: A educação de crianças e jovens através do Design. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: . Acesso em: 24 de fev. 2015.
  • [10] FONTOURA, Antônio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética Revista Científica de Design. Universidade Estadual de Londrina. v.2, n.2, dezembro, 2011. Disponível em: . Acesso em 24 de mar. 2016.
  • [11] HENRIQUES, Fernanda; MARGADONA, Laís Akemi; GADOTTI, Marcela. Analógicos X Digitais: uma batalha sem vencedores. In: PEREIRA, Ana Beatriz et al. Ensaios de Design: práticas interdisciplinares. Bauru, SP: Canal 6, 2014. p. 206 – 222. Disponível em: . Acesso em 30 de out. 2015.
  • [12] KERSEY, Alyssa; JAMES, Karin H. Brain activation patterns resulting from learning letter forms through active self-production and passive observation in young children. Lausanne, Switzerland: Frontiers in Psychology: Cognitive Science, v 4, article 547, p. 1 – 15, 2013. Disponível em: acesso em 23 de set. 2015.
  • [13] LEMOS, Silvana. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a escola. Senac, v. 35, n.3. Rio de Janeiro, 2009.
  • [14] OLIVEIRA, Alexandre Santos de; TEIXEIRA, Narle Siva; MACIEL, Francimar Rogrigues. Design, educação, criatividade e as possibilidades de mediação dos processos de ensino e aprendizagem. Revista Design em Foco, v.3. n.2. Salvador: EDUNEB, 7, 12, 2006. p. 117-128. Disponível em: . Acesso em: 12 de out. 2015.
  • [15] SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Campinas, São Paulo: Educ. Soc., vol. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: . Acesso em: 7 de out. 20
  • [16] ______. Língua escrita, sociedade e cultura: Relações, dimensões e perspectivas. In: XVII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 1995. Disponível em: . Acesso em: 1 de out. 2015.
  • [17] VERAS, Marcelo (org.). Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. São Paulo: Atlas, 2011.
Como citar:

Guimarães, Juliana Oliveira; Silva, Sérgio Antônio ; "DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA A ESCRITA MANUAL CURSIVA NA ERA DOS NATIVOS DIGITAIS", p. 2785-2794 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0238

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações