Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E ANTROPOLOGIA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA DO ANTROPÓLOGO TIM INGOLD

Anastassakis, Zoy;

Artigo:

O artigo explora algumas possibilidades de leitura da antropologia de Tim Ingold à luz de sua aplicação ao ensino do design. Partindo‐se da análise de alguns de seus escritos mais recentes, se apresenta algumas tentativas de leitura e apropriação das proposições do antropólogo britânico no âmbito do ensino de design. Para isso, se constitui de duas perspectivas conjugadas: primeiramente, a partir de um ponto‐de‐vista teórico, se busca sumarizar alguns tópicos fundamentais da antropologia desse professor da Universidade de Aberdeen, Escócia, discutindo as possibilidades de aproximação de sua perspectiva a questões de design. Em seguida, se apresenta alguns experimentos realizados a partir do diálogo com esse autor, de forma conjugada entre ensino, pesquisa e extensão universitárias. Nesse sentido, propõe uma perspectiva renovada para o diálogo interdisciplinar entre design e antropologia. Assim, busca colaborar para o adensamento teórico da interface entre design e antropologia, ao mesmo tempo em que propõe discutir como um determinado conjunto teórico pode ser aplicado à prática do ensino de design, entendido aqui como parte do exercício de formação nessa profissão. Do mesmo modo, o artigo apresenta uma discussão sobre os modos contemporâneos de constituição do ensino de design, à luz do diálogo interdisciplinar com as ciências sociais, notadamente a antropologia.

Artigo:

The article explores some possible readings of Tim Ingold’s anthropology, in light of its application to the design teaching. Starting from the analysis of some of his most recent writings, it presents some attempts at readings and appropriations of his propositions in design education, research and practice. For this, it combines two perspectives: first, from a theoretical point of view, it tries to summarize some of the key topics of Ingold’s anthropology, discussing the possibilities of bringing their perspective to design issues. Then it presents some experiments formulated from a conceptual dialogue with this author’s propositions, combining teaching, research and university extension. In this sense, it proposes a renewed interdisciplinary dialogue between design and anthropology. Thus it seeks to contribute to a theoretical depth of the interface between design and anthropology, while proposing discuss how a particular theoretical set can be applied to the practice of design education, understood here as part of the training exercise in the profession. Similarly, the article presents a discussion on contemporary modes of design education in the light of interdisciplinary dialogue with the social sciences, especially anthropology.

Palavras-chave: interdisciplinaridade, design, antropologia, Tim Ingold., interdisciplinarity, design, anthropology, Tim Ingold.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00753

Referências bibliográficas
  • [1] CARVALHO, Isabel Maria Cristina de Moura, STEIL, Carlos Alberto (orgs.). Cultura, percepção e ambiente: diálogo com Tim Ingold. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2012.
  • [2] CLARKE, Alison. (Ed.). Design Anthropology. Object culture in the 21st Century. Wien: Springer‐Verlag, 2011.
  • [3] DI SALVO, Carlo. Design and the Construction of Publics. In: Design Issues: v. 25:1. Inverno 2009.
  • [4] GUNN, Wendy (Ed.). Fieldnotes and sketchbooks: challenging the boundaries between descriptions and processes of describing. Frankfurt am Main: Peter Lang GmbH, 2009.
  • [5] GUNN, Wendy, DONOVAN, Jared. (Eds.). Design and anthropology. Surrey and Burlington: Ashgate, 2012.
  • [6] HUNT, Jamer. ‘Prototyping the social: temporality and speculative futures at the intersection of design and culture’, in Clarke, Alison. (Ed.). Design Anthropology.
  • [7] Object culture in the 21st Century. Viena: Springer‐Verlag, 2011, pp. 33‐44.
  • [8] INGOLD, Tim. Knowing From the Inside: Anthropology, Art, Architecture and Design. Research Project funded by the European Research Council and developed at Aberdeen University, Scotland, 2013.
  • [9] INGOLD, Tim. Making: anthropology, archeology, art and architecture. London and New York: Routledge, 2013.
  • [10] INGOLD, Tim. Being Alive: essays on movement, knowledge and description. London and New York: Routledge, 2011.
  • [11] INGOLD, Tim. The Perception of the Environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London and New York: Routledge, 2000.
  • [12] LENSKJOLD, Tau Ulv. ‘Accounts for a critical artefacts approach to design anthropology’. In: Nordic Design Research Conference, Helsinki, 2011, 09p.
  • [13] REYES, Paulo. ‘“Tudo o que não invento é falso”: por uma epistemologia da imaginação criadora no design’. In: Strategic Design Research Journal, 3(3), set‐dez 2010, p. 102‐ 108.
  • [14] REYES, Paulo. ‘Construção de cenários no design: o papel da imagem e do tempo’. Trabalho apresentado no 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo, 2010.
  • [15] VELHO, Otávio. ‘Posfácio’. In: CARVALHO, Isabel Maria Cristina de Moura, STEIL, Carlos Alberto (orgs.). Cultura, percepção e ambiente: diálogo com Tim Ingold. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2012, p. 227‐231.
Como citar:

Anastassakis, Zoy; "DESIGN E ANTROPOLOGIA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA DO ANTROPÓLOGO TIM INGOLD", p. 1337-1347 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00753

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações