Resumo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN DE EXPOSIÇÃO NA ARTE E TECNOLOGIA DIGITAL: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO

Boelter, Valéria ;

Resumo:

As exposições contemporâneas utilizam cada vez mais diferentes mídias digitais em suas montagens. Elas podem ser usadas como artifício para tornar a exposição mais interativa, ou como sistema nas obras criadas pelo artistas que se utilizam dessa tecnologia, com o mesmo propósito de gerar ambientes em que o público possa ter experiências interativas. Esse artigo é parte do resultado da dissertação de mestrado intitulada “Expografia na contemporaneidade: propostas em arte e tecnologia digital” tem como objetivo investigar os profissionais, escritórios e cursos especializados no projeto e montagem da expografia dessas exposições e que possam contribuir para a teoria e prática do design de exposição das mostras em arte e tecnologia digital.

Artigo selecionado para publicação na ESTUDOS EM DESIGN (https://www.eed.emnuvens.com.br/design/)  

Resumo:

Palavras-chave: Expografia; arte e tecnologia digital; design de exposição,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0350

Referências bibliográficas
  • [1] GASPARETTO, D.A. 'Curto-circuito' da arte digital no Brasil. Santa Maria: Editora Pallotti, 2014.
  • [2] GASPARETTO, D.A. Arte ciência e tecnologia: o sistema de arte em perspectiva. Santa Maria: Editora Lab Piloto, 2014.
  • [3] HUGHES, P. - Exhibition Design. London: Laurence King Publishing, 2010.
  • [4] MENDES, Luis Marcelo [org], Tecnologia, Inovação e Cultura numa Nova Era de Museus. Rio de Janeiro: Ímã Editoria, 2015
  • [5] SANTOS, Franciele Filipini dos. Arte Contemporânea em Diálogo com as Mídias Digitais: concepção artística/curatorial e crítica. Santa Maria: Gráfica Editora Pallotti, 2009.
Como citar:

Boelter, Valéria; "DESIGN DE EXPOSIÇÃO NA ARTE E TECNOLOGIA DIGITAL: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO", p. 4076-4083 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0350

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações