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DESIGN DA INFORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO DE PERSONAGENS PARA MATERIAL INFORMATIVO, APLICADO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE PEDIÁTRICA

Camargo, Eleida Pereira de; Prado, Gilmar Fernades Do;

Artigo:

O ronco, a apneia obstrutiva do sono (SAOS) e a síndrome das pernas inquietas (SPI) são distúrbios do sono prevalentes e ainda pouco reconhecidos principalmente pela população infantil, importante multiplicador da informação, fundamental para prevenção de doenças e suas consequências. Este estudo tem por finalidade desenvolver e selecionar personagens para série de histórias em quadrinhos (HQ) sobre Distúrbios de Sono, futuramente utilizadas em ações de educação em saúde. Dois desenhistas foram instruídos a criar personagens que representassem quatro condições do sono: normal, ronco, SAOS e SPI. Os nomes e características das personagens basearam-se em dados técnicos, culturais e étnicos da população. Foram desenvolvidas duas versões de desenhos: (V1) que apresentava estilo “manga” e (V2) que representava a neotenia. Para a seleção de uma destas versões, ambas foram submetidas à votação por 124 escolares (6 a 10 anos) e 26 adultos, especialistas em educação e/ou comunicação. Comparamos os IC 95% para os pares de cada grupo. Consideramos significante pAndlt;0.05. Os nomes e personagens elaborados foram Soninha para sono normal, Ronco para o roncador, Baba para a SAOS e Formiga para o portador de SPI. Foram selecionados Soninha e Formiga V1 (70.7%; 76%); Ronco e Baba V2 (65.3%; 51.3%). Não houve diferença significante entre escola de procedência, mas sim entre a seleção das faixas etárias, acentuadamente para a personagem Soninha, preferida na versão V2 pelos adultos e V1 pelas crianças (∆ 43.6% Soninha; 49.2% Ronco e 26.8% Formiga, pAndlt;0,05; IC 95%). Criamos e selecionamos 4 personagens para representar o sono normal e 3 prevalentes distúrbios do sono: Soninha (normal), Ronco (roncador), Baba (SAOS) e Formiga (SPI), que protagonizarão futura série de histórias em quadrinho sobre Distúrbios de Sono.

Artigo:

Snoring, obstructive sleep apnea (OSA), and restless legs syndrome (RLS) are prevalent sleep disorders that are poorly recognised mostly by child population, and are an important source of information for preventing disease and its consequences. This study aims to develop and select characters for a comic book series (CB) about sleep disorders to be used in health education. Two designers were asked to create characters that represent four sleep conditions: normal, snoring, OSA, and RLS. We developed two versions of the drawings: (V1) “manga” style and (V2) neoteny style. 124 students (ages 6 to 10 years) and 26 adult education and/or communication specialists were asked to select the version they preferred (CI 95%; PAndlt;0.05). The characters were as follows: Soninha for a normal sleep, Ronco for the snorer, Baba for OSA, and Formiga for the patient with RLS. V1 versions of Soninha and Formiga were selected (70.7%, 76%); V2 versions of Ronco and Baba were selected (65.3%, 51.3%). There was no significant difference in choices associated with the students’ school of origin, but there was a significant difference between the age ranges. The V2 version of Soninha was preferred by the adults, and the V1 version was preferred by children (Δ 43.6% Soninha, 49.2% Ronco, and 26.8% Formiga). We created and selected four characters to represent normal sleep and three disordered sleep conditions: Soninha (normal sleep), Ronco (snoring), Baba (OSA), and Formiga (RLS), who will be protagonists in a comic book series about sleep disorders.

Palavras-chave: design gráfico, design da informação, educação em saúde, graphic design, information design, health education,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00670

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Como citar:

Camargo, Eleida Pereira de; Prado, Gilmar Fernades Do; "DESIGN DA INFORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO DE PERSONAGENS PARA MATERIAL INFORMATIVO, APLICADO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE PEDIÁTRICA", p. 67-78 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00670

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