Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN, CULTURA MATERIAL, ARTESANATO E MEMÓRIA: A METODOLOGIA DO DESIGN PARTICIPATIVO NO MUSEU DE FAVELA DO RIO DE JANEIRO

Coutinho, Davison ; Langone, Jorge ; Gamba Junior, Nilton G. ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta um resumo da dissertação de mestrado Design, Cultura Material, Artesanato e Memória defendida no Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio em abril de 2016. O objetivo geral da pesquisa é de criar uma metodologia, por meio da pesquisa-intervenção, que capacite às artesãs da Rede de artesanato do Museu de Favela do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho para análise da imagem no contexto do desenvolvimento de seus produtos. A pesquisa realizou oficinas colaborativas para criação da exposição do prêmio Mulheres Guerreiras com as artesãs do MUF realizando um diálogo com os conceitos de Pier Paolo Pasolini em conjunção com a metodologia do Design Participativo e os conceitos de Memória Individual e Coletiva de Maurice Halbwachs. As etapas do processo foram construídas pelos moradores e pesquisadores envolvidos através das aulas expositivas e das oficinas práticas. Os dados revelaram que a participação ativa dos moradores para construção de uma linguagem própria os transforma em potenciais multiplicadores dos fazeres locais, ressaltando os seus saberes da cultura material da comunidade envolvida

Artigo Completo:

Palavras-chave: Memória; Design Participativo; Favela; Artesanato,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0077

Referências bibliográficas
  • [1] ATHAYDE, Celso; MEIRELLES, Renato. Um País Chamado Favela. São Paulo: Editora Gente, 2014.
  • [2] COUTINHO, S. Davison. Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha. Rio de Janeiro, Minister, 2013.
  • [3] DAL BIANCO, Bianca; DAMAZIO, Vera. Design em parceria: reflexões sobre um modo singular de projetar sob a ótica do design e emoção. 2007. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Design.
  • [4] COUTINHO, Davison; GAMBA JR, Nilton G. Design, Cultura Material, Artesanato e Memória no Museu de Favela do Rio de Janeiro. 2016. 182 f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Design.
  • [5] FABIARZ, Jaqueline e RIPPER. In: COELHO. Luiz; WESTIN. Denise. Estudo e Prática de Metodologia em design nos cursos de pós-graduação. Rio de Janeiro: Ed. Novas Idéias, 2011.
  • [6] HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 200
  • [7] LAHUD, Michel. A vida clara. Linguagens e realidade, segundo Pasolini. São Paulo, Companhia das Letras/UNICAMP, 1993.
  • [8] SANTA-ROSA, José Guilherme e MORAES, Anamaria de. Design Participativo. Técnicas de inclusão de usuários no processo ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro, Riobooks, 2012.
Como citar:

Coutinho, Davison; Langone, Jorge; Gamba Junior, Nilton G. ; "DESIGN, CULTURA MATERIAL, ARTESANATO E MEMÓRIA: A METODOLOGIA DO DESIGN PARTICIPATIVO NO MUSEU DE FAVELA DO RIO DE JANEIRO", p. 900-912 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0077

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações