Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN CONTEMPORÂNEO E O RESGATE DA MEMÓRIA: PROJETO INTERDISCIPLINAR

Moura, Mônica ; Andrade, Ana Beatriz Pereira de ; Tarozzo, Marina Jardim ; Ambiel, Izabela Muniz ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta e discute a questão e a importância do resgate da memória em um projeto interdisciplinar na ação de ensino-aprendizagem aplicado sob o enfoque da resolução de problemas relacionados à criação e a autoria na formação superior em design na contemporaneidade em uma estrutura que relacionou discussões teóricas, desenvolvimento de levantamentos e pesquisa, reflexões, processo de desenvolvimento projetual em design editorial, experimentos artesanais e digitais, produção de livros autorais e independentes e cujos resultados foram reunidos em um acervo, expostos em mostra de caráter permanente em um web-site e tornaram-se objeto de estudo e análises destinados a educação dos futuros designers sem perder de vista sua constituição como sujeitos atuantes conscientes dos aspectos humanos e sensíveis.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design Contemporâneo; Memória; Autoria; Ensino; Interdisciplinaridade.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0246

Referências bibliográficas
  • [1] ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. SP: Martins Fontes, 1998.
  • [2] BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • [3] BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 200
  • [4] CÉSAR ADES. A memória partilhada- Resenha de: BOSI, ECLÉA. (2003). O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial. Disponível na internet por http em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65642004000200012&script=sci_arttext. Acesso em 10 out. 201
  • [5] COUTO, Rita Maria de Souza. Fragmentação do conhecimento ou interdisciplinaridade: ainda um dilema contemporâneo? In: Revista Faac, Bauru, v. 1, n. 1, p. 11-19, abr./set. 2011.
  • [6] MILTON HATOUM. O progresso que engana. 8.11.2013. In: O Estado de SP, Caderno 2, C8, 2013.
  • [7] HOBSBAWM, E. J. A Era dos Extremos – o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
  • [8] MARQUEZ, Gabriel García. Viver para contar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
  • [9] Mostra Memórias 2014 e 2015. Disponível na internet por http em . Acesso em 10 fev. 2016.
  • [10] MOURA, M. (org.). Design Brasileiro Contemporâneo: reflexões. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
  • [11] PANDOLFI, Dulce In: RICARDO NOBLAT. Memórias da ditadura: 'Servi de cobaia para uma aula de tortura'. 05.06.2013. Disponível na internet por http em . Acesso em 10 de nov 2015.
  • [12] POYNOR, R. No Mas Normas diseño gráfico posmoderno. México: GG, 2003.
  • [13] TELLES, Lygia Fagundes. Invenção e Memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Como citar:

Moura, Mônica; Andrade, Ana Beatriz Pereira de; Tarozzo, Marina Jardim; Ambiel, Izabela Muniz; "DESIGN CONTEMPORÂNEO E O RESGATE DA MEMÓRIA: PROJETO INTERDISCIPLINAR", p. 2869-2881 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0246

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações