Fevereiro 2016 vol. 2 num. 4 - GAMPI Plural 2015

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Design colaborativo: categorias de colaboração e implicações na comunicação

Collaborative design: collaboration categories and communication implications

VENDRAMINI, Louise C. ; HEEMANN, Adriano ;

Artigo Completo:

A comunicação é considerada como fator essencial para a ocorrência do design colaborativo. Considerando este contexto, o presente artigo objetiva, por meio de revisão bibliográfica e observação participante, categorizar a colaboração no design em quatro configurações grupais (times de projetos, designers participantes de uma equipe projeto, designers não participantes de um mesmo projeto e designers e usuários) e descrever o impacto decorrente na comunicação. O trabalho embasa, finalmente, a proposição de 3 recomendações consideradas críticas para a melhoria da comunicação na prática do design colaborativo.

Artigo Completo:

Communication is considered as an essential factor for collaboration occurrence in design. Considering this context, the present article aims, through literature review and participative observation, categorize collaboration in design in four group settings (project teams, designers participants of a project, designers not participants of a project and designers and users) and describe the respective communication implications. The project bases, finally, the proposition of 3 recommendations considered as critical for the improvement of the collaborative design practice.

Palavras-chave: design colaborativo; comunicação,

Palavras-chave: collaborative design; communication,

DOI: 10.5151/despro-gamp2015-AC_T3_02

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Como citar:

VENDRAMINI, Louise C.; HEEMANN, Adriano; "Design colaborativo: categorias de colaboração e implicações na comunicação", p. 189-198 . In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-gamp2015-AC_T3_02

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