Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE UM SECADOR DE CESTO ROTATIVO PARA FOLHAS: APLICAÇÃO NA SECAGEM DE FOLHAS DE EUCALIPTO (CORYMBIA CITRIODORA)

FREITAS, JULIANA VIEIRA DE ; FERREIRA, MARIA DO CARMO ;

Artigo Completo:

O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um secador para a secagem de folhas, tipo rotativo, construído a fim de permitir uma boa mistura das folhas no processo, e assim garantir um produto final com umidade homogênea e de boa qualidade. O secador consiste de um cilindro construído de tela metálica perfurada, acoplado a um motor que permite a rotação em torno do seu eixo. O ar fornecido por um soprador é aquecido e alimentado através das paredes laterais, no sentido perpendicular ao eixo do cilindro. Na secagem das folhas, foi avaliada a reprodutibilidade dos dados, a influência da temperatura na cinética de secagem e a homogeneidade da secagem no cesto rotativo em relação à secagem em estufa comercial. Para a avaliação da qualidade do produto final, foi avaliada a influência da secagem no teor de óleo extraído e na concentração de citronelal presente no óleo. Os dados de cinética foram reprodutíveis e a temperatura teve forte influência na cinética de secagem das folhas. Os testes indicaram que o cesto rotativo proporciona a secagem uniforme das folhas se comparada à secagem em estufa, com umidade final média de 7,3±0,3% para uma massa ideal de folhas (50 g). A secagem no secador rotativo não influenciou o teor de óleo essencial e houve redução da concentração de citronelal no óleo para os tratamentos de 50 e 60 °C, mas não para 70 °C.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-SE-239

Referências bibliográficas
  • [1] BRAGA, N. de P. Influencia da secagem no rendimento e na composição do óleo essencial das folhas de Eucalyptus citriodora. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Química, Área de Concentração em Engenharia de Processos, Unicamp, Campinas, 2002.
  • [2] BICALHO, I. C. et al.. Estudo experimental e de simulação da fluidodinâmica em secadores rotatórios com cascateamento. FEQ-UFU, Uberlândia, 2010.
  • [3] CASTRO, L. H. de Efeito do despolpamento, em secador de leito fixo sob alta temperatura no consumo de energia e na qualidade do café (Coffea arabica L.). 71 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia .Agrícola, UFV, Viçosa, 1991.
  • [4] COSTA, A. B. S. Secagem convectiva de folhas de hortelã: análise baseada no ajuste de correlações empíricas, superfícies de respostas e redes neurais. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Química, UFSCar, São Carlos, 2013.
  • [5] HILL, K.D.; JOHNSON, L.A.S. Sistematic studies in eucalyptus. A revision of the bloodwoods, genus Corymbia (Myrtaceae). Telopea, v.6, p. 173-505, 199
  • [6] KEEY, R. B. Introduction to Industrial Drying Operations, 1 ed, Pergamon Press, New York, 1978.
  • [7] LIMA, R. A. de B. Análise da secagem convectiva de folhas de Manjericão (Ocimum basilicum L.) 169 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Química, UFSCar, São Carlos, 2013. ROCHA, R. P. da. Avaliação do e da composição do óleo essencial de Cymbopogon citratus e Thymus vulgaris submetidos a processos de secagem e armazenamento. 176 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Agrícola, UFV, Viçosa, 2011.
  • [8] VITTI, A. M. S.; BRITO, J. O. Óleo essencial de eucalipto. Documentos Florestais, n. 17, 2003.
Como citar:

FREITAS, JULIANA VIEIRA DE; FERREIRA, MARIA DO CARMO; "DESENVOLVIMENTO DE UM SECADOR DE CESTO ROTATIVO PARA FOLHAS: APLICAÇÃO NA SECAGEM DE FOLHAS DE EUCALIPTO (CORYMBIA CITRIODORA)", p. 1406-1415 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-SE-239

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações