Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR EDUCACIONAL, EM LINGUAGEM PYTHON PARA ANÁLISE DE ESCOAMENTO MONOFÁSICO EM TUBOS

MIRANDA, S. A. R. ; VOLPATTO, D. T. ; SOUZA, D. F. S. ;

Artigo:

Na projeção de equipamentos e processos a premissa é o conhecimento prévio do fluido de escoamento. As condições de escoamento influenciam diretamente em cálculos para a determinação do (a) diâmetro da tubulação; (b) vazão volumétrica e (c) queda de pressão e, com consequências nas etapas seguintes do projeto de processos. Diferentes estratégias de resolução podem ser adotadas para a simulação do escoamento, com destaque para as estratégias rigorosas que fazem uso das ferramentas de fluidodinâmica computacional e, métodos simplificados fundamentados em balanços macroscópicos de massa, momento e energia acoplados a correlações empíricas para a predição do fator de fricção. Estas ferramentas são, em sua maioria, licenciadas e comercializadas por empresas e possuem um custo elevado para aquisição e uso acadêmico. Deste modo a motivação do presente trabalho é o desenvolvimento de um simulador acadêmico para a análise de escoamentos e que no futuro torne-se compatível com as ferramentas comerciais. O objetivo inicial é a análise estacionária do escoamento monofásico utilizando-se da abordagem simplificada de resolução. Contudo o simulador possui desdobramentos para a simulação dinâmica e acoplamentos de correlações para escoamento multifásico. O ambiente de simulação e as bibliotecas numéricas foram desenvolvidas em linguagem Python. Exemplos da literatura foram utilizados para a validação do simulador.

Artigo:

Palavras-chave: análise estacionária, fluidodinâmica computacional, escoamento monofásico de fluidos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-04-ms-093

Referências bibliográficas
  • [1] BORGES, L. E (2010). Python para Desenvolvedores. 2 ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2010.
  • [2] ÇENGEL, Y. A., CIMBALA, J. M. (2007), Mecânica dos Fluidos – Fundamentos e Aplicações. Editora McGraw-Hill, São Paulo, 284 p.
  • [3] DUNN, Robin. WxPython 2.8.12.1. Disponível em: Andlt;www.wxpython.orgAndgt;. Acesso em: 06 jul. 2013, 09:10:15.
  • [4] FOX, R. W. (2006), Introdução à Mecânica dos Fluidos 6 ed. Editora LTC, Rio de Janeiro, 348 p.
  • [5] POTTER, M. C., WIGGERT, D. C.. (2004), Mecânica dos Fluidos, 3 ed., Editora CENGAGE Learning, 690 p.
  • [6] RAPPIN, N., DUNN, R. (2006), WxPythonInAction. Editora Manning, Greenwich.
  • [7] ROSSUM, Guido Van. Python ProgrammingLanguage. Disponível em: Andlt;www.python.orgAndgt;. Acesso em: 05 jul. 2013, 14:30:30.
Como citar:

MIRANDA, S. A. R.; VOLPATTO, D. T.; SOUZA, D. F. S.; "DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR EDUCACIONAL, EM LINGUAGEM PYTHON PARA ANÁLISE DE ESCOAMENTO MONOFÁSICO EM TUBOS", p. 461-468 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-04-ms-093

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações