Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESCRITORES SUBJETIVOS NA SELEÇÃO DE MACROTEXTURAS TÁTEIS

Silva, Everton Sidnei Amaral da ; Bouchard, Carole ; Junior, Wilson Kindlein ; Omhover, Jean-françois ;

Artigo:

O principal objetivo deste estudo consiste no desenvolvimento de um método pragmático, permitindo a avaliação e seleção de macrotexturas táteis associadas às interações subjetivas do usuário. Assim, este artigo apresenta uma abordagem para formalizar a relação entre valores emocionais e texturas, aplicado no contexto de utensílios de cozinha. Neste ponto, destaca-se a importância da identificação e aplicação de valores subjetivos durante o desenvolvimento do produto por designers, guiado pelo processo da Engenharia Kansei. No processo, estes aspectos subjetivos não são tratados como um método científico, mas frequentemente de modo empírico. Essa limitação levou nossa pesquisa ao objetivo de identificar as relações entre diferentes macrotexturas táteis e uma seleção de descritores. Um protocolo foi implementado entre duas nações culturalmente distintas, França e Brasil, definindo uma população total de 60 participantes, incluindo designers e engenheiros. Um método de estatística descritiva foi adotada para auxiliar no tratamento de dados das variáveis quantitativas e qualitativas nesta fase. Os resultados preliminares nos permitiram caracterizar parâmetros para a validação dos descritores associados com as macrotexturas táteis. Assim, considerou-se a relevância de multiplos fatores, tais como sub-classificações dos descritores adotados, os materiais e texturas apresentadas e o perfil dos grupos participantes. A síntese destes resultados será utilizada nas experiências subsequêntes da pesquisa para analisar a percepção tátil.

Artigo:

The main purpose of this research consists in developing a pragmatic method, allowing the evaluation and selection of tactile macrotextures associated to subjective user interactions. So, this paper introduces an approach to formalize the relation between emotional values and textures, it is applied in the context of kitchen utensils. At this point we emphasize the importance of the identification and application of the subjective values during the product development by designers, guided by Kansei Engineering process. In the process, these subjective aspects are not handled with a scientific method, but mainly empirically. This limitation led our research to identify relationships between different tactile macrotextures and a selection of descriptors. A protocol was implemented between two culturally distinct nations, France and Brazil, defining a total population of 60 participants including Designers and Engineers. A descriptive statistical method was adopted to assist in handling the quantitative and qualitative variables at this stage. The preliminary findings enable us to characterize key parameters for the validation of the descriptors associated with the tactile macro textures. Thus, we considered the relevance of multiple factors, such as sub classifications of the adopted descriptors, the presented materials and textures and sampling profile of the participating groups. The synthesis of these results will be used in the next experiments to analyse the tactile perception.

Palavras-chave: Seleção de texturas, emoção, produtos afetivos., Textures selection, emotion, affective products,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01248

Referências bibliográficas
  • [1] ASHBY, M. Materials Selection in Mechanical Design. Fourth Edition. Elsevier, 201
  • [2] ASHBY, M; JOHNSON, K. Materials and Design: the Art and Science of Material Selection in Product Design. Reino Unido: Elsevier Butterworth Heinemann, 336 p. 200
  • [3] BACK, N. ; OGLIARI, A., DIAS, A. ; SILVA, J. C. Projeto Integrado de Produtos: Planejamento, Concepção e Modelagem. São Paulo, Ed. Manole, 2008.
  • [4] BALLONE, G.J. Percepção e Realidade: Curso de Psicopatologia, Parte 1 e 2. Disponible en http://www.psiqweb.med.br, (acessado em 22/11/2012).
  • [5] BASSEREAU, J. F. ; CHARVET-PELLO, R. ; Dictionnaire des mots du sensoriel. Lavoisier, Paris, 2011.
  • [6] BAXTER, M. Projeto de Produto - Guia Prático para o Desenvolvimento de Novos Produtos. São Paulo, Editora Edgar Blücher, 1998.
  • [7] BONSIEPE, Guy. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília, CNPq / Coordenação Editorial, 1984.
  • [8] BURDEK, B. E. História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Traduction Freddy Van Camp. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.
  • [9] CROSS, Nigel. Engineering design methods: strategies for product design. Ed. Wiley. 3rd ed., UK, 2000.
  • [10] CSIKSZENTMIHALYI, M. Design and Order in Everyday Life. : in Design Issues. Vol. 8, No. 1. pp. 26-34, 1991.
  • [11] DISCHINGER, M. C. T.; COLLET, I. B.; KINDLEIN Jr., W. Desenvolvimento de texturas como contribuição ao design emocional. In: 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – PAndamp;D Design 2006. Curitiba – PR, Brasil, 2006.
  • [12] FALLER, R. R. ; KINDLEIN JR., W. ; COSTA, F. C. X.. Proposition of a Model for Elucidating Emotions: A Tool in Project Development.. In: Design and Emotion 2010 Conference, Chicago. Design and Emotion, 2010.
  • [13] FALLER, R. R.; Engenharia e Design: Contribuição ao estudo da seleção de materiais no projeto de produto com foco nas características intangíveis. 2009 (Dissertação de Mestrado) - PPGEM-UFRGS, Brasil.
  • [14] KARANA, E. Meanings of Materials. Lambert Academic Publishing, Germany, 2010. KRIPPENDORFF, K. and BUTTER, R. ; Semantics :Meanings and Contexts of Artifacts. In :
  • [15] H.N.J. Schifferstein Andamp; P. Hekkert (Eds.) Product Experience (pp. 1-25). New York, Elsevier. 2007.
  • [16] KRIPPENDORFF, Klaus. Propositions of Human-centeredness; A Philosophy for Design. Ph.D. Education in Design – Conference, France. 2000.
  • [17] LENNART, Y. L. ; KEVIN, L. E. Design, materials selection and marketing of successful products. In: Materials Andamp; Design, Surrey, v.24, n.7 p.519-529, 2003.
  • [18] LINDSTROM, M.. Brand Sense : Sensory secrets behind the stuff we buy. Free Press, 2010.
  • [19] LÖBACH, Bern. Design Industrial - Bases para a Configuração dos Produtos Industriais. São Paulo, Edgar Blücher, 2001.
  • [20] PERROT, E. ; La psychothérapie de soutien: Une perspective psychanalytique. De Boeck, Belgique, 2006, page 209.
  • [21] PAHL, G. ; BEITZ, W. Engineering Design : a systematic approach. Edited by Ken Wallace. The Design Concil, London. 1988.
  • [22] PLATCHECK, E. R. DESIGN INDUSTRIAL: Metodologia de Ecodesign para o Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. 1º edição, Edit. Atlas, 2012.
  • [23] QUARANTE, Danielle. Éléments de design industriel. 2º édition, Polytechnica. Paris, 1994.
  • [24] ROOZENBURG, N.; EEKELS, J. Product Design: Fundamentals and Methods. 2nd ed. Chichester: Willey, 1998.
  • [25] SCHERER, K. R. Criteria for Emotion-Antecedent Appraisal: A Review, in V. Hamilton,
  • [26] G.H. Bower and N.H. Frijda (eds) Cognitive Perspectives on Emotion and Motivation, pp. 89–1 Dordrecht: Kluwer. 1988.
  • [27] SCHERER, K. R. What are emotions ? And how cant they be measured ?. In : Social Science Information. SAGE publications, 2005.
  • [28] SCHÜTTE, S. Engineering Emotional Values in Product Design – Kansei Engineering in Development. 2005. Tese (doutorado) – Mechanical Engineering Department. Linkoping University. Suécia.
  • [29] SCHÜTTE, S. Integration of Affective Engineering in Product Development Processes. In: Second European Conference of Kansei Engineering. Helsingborg, Suécia. 2008.
  • [30] ULRICH, K.T.;EPPINGER, S.D.; Product design and development, New York, McGraw- Hill, 1995.
  • [31] ZUO, Hengfeng; et. al. An investigation into the sensory properties of materials. In: The Second International Conference on Affective Human Factors Design, Singapore 27- 29, 2001.
Como citar:

Silva, Everton Sidnei Amaral da; Bouchard, Carole; Junior, Wilson Kindlein; Omhover, Jean-françois; "DESCRITORES SUBJETIVOS NA SELEÇÃO DE MACROTEXTURAS TÁTEIS", p. 3366-3377 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01248

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações