Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

DA ÁGORA À ENCRUZILHADA: BLUES COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA

KRYSZCZUN, Claudia da Silva ; PITTA, Maurício Fernando ; NALLI, Marcos Alexandre Gomes ;

Artigo:

Propomo-nos, aqui, tratar do potencial sensibilizador e criador do blues no ensino de filosofia. Baseamo-nos em escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre Filosofia como criação conceitual, e de Silvio Gallo acerca do ensino de filosofia como oficina de conceitos. Este trabalho também se baseia na oficina realizada pelo discente Maurício Pitta no projeto Pibid de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina sobre a relação entre o blues e a filosofia prática de Aristóteles. Sob supervisão da Prof.ª Claudia S. Kryszczun, a experiência do uso do blues como instrumento útil para o ensino de filosofia obteve sucesso e serve-nos de solo para a discussão acerca do papel da música e de outros agentes na pedagogia filosófica. Este artigo, portanto, desenvolve-se em três eixos: no primeiro, exploramos a argumentação de Roopen Majithia sobre o blues como agente catártico; no segundo, explicitamos as compreensões sobre Filosofia e ensino de filosofia em questão, a fim de as articularmos com a hipótese de que o blues pode servir como instrumento de sensibilização e criação; por fim, no terceiro, relatamos a experiência da oficina que serviu de solo para este trabalho. Buscamos, com isso, corroborar que a música contribui ao ensino de filosofia.

Artigo:

Palavras-chave: Aristóteles. Blues. Ensino de filosofia.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt18_99

Referências bibliográficas
  • [1] ABAL, Felipe C.; TROMBETTA, Gerson L. “O blues e o diabo: um encontro na encruzilhada”. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH – Associação Nacional de História. São Paulo, ed., jul 2011, pp. 1-14, disponível em < http://www.snh201anpuh.org/resources/anais/14/1322667935_ARQUIVO_Gerson_Fe lipe.pdf >, acesso em 18 mar 2015.
  • [2] ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética. 4.ed. Trad. de Leonel Vallandro, Gerd Bornheim e Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991, v. (Col. “Os pensadores”)
  • [3] ______. Política. Trad. de Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 1985.
  • [4] DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3ª ed. Trad. de Bento Prado Jr. e Alberto A. Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 2010. (Coleção TRANS)
  • [5] GALLO, Sílvio. “A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade”. In: Ethica. Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, pp. 17-35, 2006.
  • [6] MAJITHIA, Roopen. “Chapter 8: Blues and catharsis”. In: STEINBERG, Jesse R.; FAIRWEATHER, Abrol (org.). Blues – Philosophy for Everyone: thinking deep about feeling low. Chichester: Wiley-Blackwell, 2012. [edição digital, sem paginação] (Col. Philosophy for Everyone)
  • [7] MURRAY, Charles S. Crosstown Traffic: Jimi Hendrix & the post-war rock‘n’roll revolution. New York: St. Martin’s Press, 1991.
  • [8] NASCIMENTO, Ana P. “Faces de um Brasil multi-étnico”. Folha de Londrina, Londrina, 13 mai 2013, “Folha 2”, pp. 4-5.
Como citar:

KRYSZCZUN, Claudia da Silva; PITTA, Maurício Fernando; NALLI, Marcos Alexandre Gomes; "DA ÁGORA À ENCRUZILHADA: BLUES COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA", p. 1519-1530 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt18_99

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações