Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

CRÔNICAS DA CIDADE: VIVÊNCIAS TRANS, DE GÊNEROS, DE TEATROS, DE TRÂNSITOS

LOPES, Herbert de Proença ; PERES, Wiliam Siqueira ;

Artigo:

O que acontece quando a travesti anda na rua? Como @ artista de rua é vist@ em seu trabalho? Quais reações são provocadas pela ocupação da rua por travestis e transexuais na ação do teatro? Estas são algumas questões que orientaram a intervenção teatral “Crônicas da Cidade”, da Cia. Teatro de Garagem, de Londrina. Todas trazem reflexões sobre a rua e sua ocupação contraditória feita por diferentes personagens. A tarefa aqui proposta é de problematizar os elementos trazidos à cena: expressões de travestilidades e transexualidades, experiências teatrais de rua na cidade de Londrina e a ocupação do espaço público. Estes elementos são transversalizadas com debates teóricos sobre (trans)contemporaneidade e perspectivas queer para pensar a posição de sujeitos(as) diante das crises de paradigmas vividos na atualidade. Os sinais destas crises são evidenciados pela emergência de novas figurações e discursos e práticas de gêneros, sexualidades e desejos. Formas de vida que questionam modelos identitários pautados em normas regulatórias que sustentam violências cotidianas contra formas de vida que não se enquadram em tais modelos. Esta proposta alinha-se a posicionamentos de contestação à reprodução de concepções de sujeito(a) e subjetividade que negam às expressões de vida dissidentes o direito a ter direitos.

Artigo:

Palavras-chave: travestilidades e transexualidades, subjetividade, teatro de rua,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt9_169

Referências bibliográficas
  • [1] AZEREDO, Sandra. Encrenca de gênero nas teorizações em psicologia. Ver. Estudos Feministas, Florianópolis, 18(1), p.175-188, jan.-abr. 2010.
  • [2] BRAIDOTTI, Rosi. Transposiciones: sobre la ética nómada. Barcelona: Gedisa, 2006.
  • [3] BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do 'sexo'. Tradução: Tomás Tadeu da Silva. In: LOURO, Guacira. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 151-172.
  • [4] HADDAD, Amir. Arte pública. Justificativa do Projeto de Lei Nº931/2011. Dísponível em < http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro0711.nsf/ >. Acessado em 28/01/2015.
  • [5] HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v.5 p.7-41, 199
  • [6] SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia e Sociedade, v. 20, ed. esp., p.70-77, 2008.
Como citar:

LOPES, Herbert de Proença; PERES, Wiliam Siqueira; "CRÔNICAS DA CIDADE: VIVÊNCIAS TRANS, DE GÊNEROS, DE TEATROS, DE TRÂNSITOS", p. 871-879 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt9_169

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações