Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Criação de equipamentos de laboratório utilizando métodos alternativos para o uso no Ensino Médio

Laboratory equipment creation using alternative methods for use in high school

GURGEL, Kleviane Batista; MELO, Milton Alexandre Holanda; OLIVEIRA, Alexsandro Domingos de; FALCONIERE, Antonio Gautier Farias;

Completo:

Nos dias atuais, os educadores de química de algumas escolas da rede pública enfrentam um grande desafio de realizar aulas práticas, devido as mesmas não apresentarem infraestrutura adequadas ou não terem os materiais necessários. O grande desinteresse dos educandos pela disciplina de química está diretamente ligada á falta de aulas experimentais, já que por meio delas a disciplina é apresentada de outra maneira, gerando uma outra metodologia de ensino na qual apresentam aulas mais dinâmicas e motivadoras para os estudantes. Na intenção de proporcionar um novo método de ensino na matéria de química na Escola Estadual Moreira Dias, a bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBID/UERN), buscou uma maneira que pudesse suprir a necessidade das aulas práticas na escola e minimizar a desmotivação das turmas de ensino médio pela disciplina. O projeto visa a realização de aulas experimentais a partir de equipamentos alternativos, construídos por meio de materiais que apresentam baixo custo, além do reaproveitamento de materiais descartáveis ou não. A construção desses equipamentos primeiramente se deu por uma avaliação, juntamente com o supervisor do PIBID de química, de quais eram os equipamentos que tinham mais necessidades para a realização das aulas práticas nas turmas do ensino médio. Após esta avaliação, os equipamentos foram desenvolvidos pela bolsista juntamente com alguns alunos das turmas do 1º e 2º ano do ensino médio da escola citada. A aula teórico-prática foi realizada nas turmas referidas juntamente com os alunos que contribuíram para a construção, expondo para o restante da turma. Após a realização da exposição foi possível notar que os alunos demostraram interesse pela a aula, como também houve uma contribuição para o processo de aprendizagem dos mesmo. Atendendo assim todos os objetivos propostos pela bolsista no projeto.

Completo:

Nowadays the chemistry educators from some public schools face a major challenge to conduct practical classes, because the schools do not provide adequate infrastructure or do not have the necessary materials. The biggest lack of interest of students for the discipline of chemistry, is directly linked to the lack of experimental classes, since through it the discipline is shown in other manner, creating another teaching methodology in which is presented dynamic and motivating classes for students. In an attempt to provide a new method of teaching in the field of chemistry at the Escola Estadual Moreira Dias, a colleger of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência of Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBID/UERN), sought a manner that would supply the need of practical classes at school and minimize the demotivation of high school classes for discipline. The project aims the achievement experimental lessons from alternative devices, constructed with materials that have a low cost in addition to the reuse of disposables materials or not. The construction of this equipment first was given by an assessment along with PIBID supervisor of chemistry which were the equipment that had more needs to carry out practical classes in high school classes, after this evaluation the equipment were developed by colleger along with some students of the classes of 1st and 2nd year of the mentioned high school. The theorical-practical class was held in the classes mentioned along with students who contributed to the construction exposing with the rest of the class, after the completion of exposure it was noticeable that students showed interest in the class, as there was also a contribution to the learning process of the same. Thus meeting all the goals proposed by the grantee in the project.

Palavras-chave: Laboratório Alternativo; Ensino da Química; Reaproveitamento; Equipamento de Laboratório.,

Palavras-chave: Alternative laboratory; Teaching of Chemistry; reuse; Laboratory equipment.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq05

Referências bibliográficas
  • [1] SANTOS, Hugnéia C.; NDIAYE, Eliane A.. Materiais alternativos para utilização em labiratório. 2º ed. São Paulo: Scipione, 1995.
  • [2] NASCIMENTO, K. A.; REZENDE Y. F. G.; IZARIAS, N. S.. Construção de laboratório alternativo de química. Rio de Janeiro. 2013.
  • [3] BENITE, Anna M. Canavarro; et al. Formação de Professores de Ciências em Rede Social: Uma Perspectiva Dialógica na Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 9, No 3, 2009
Como citar:

GURGEL, Kleviane Batista; MELO, Milton Alexandre Holanda; OLIVEIRA, Alexsandro Domingos de; FALCONIERE, Antonio Gautier Farias; "Criação de equipamentos de laboratório utilizando métodos alternativos para o uso no Ensino Médio", p. 22-28 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações