Resumo - Open Access.

Idioma principal

Cozinha Experimental Sobre Alívio de Sintomas para Acompanhantes de Pacientes em Quimioterapia de Hospital Público Oncológico.

Souza, Jane Lopes de; Souza, Micheline Tereza Pires de; Rosa, Vitor Modesto;

Resumo:

Introdução: Romper com a tradição clínica e epidemiológica do atendimento hospitalar proporcionou o desenvolvimento dos processos de saúde/doença/intervenção, pois torna o paciente, familiares e cuidadores sujeitos concretos desde o diagnóstico até as intervenções, possibilitando a participação ativa do usuário em contribuição do saber tecnológico. Objetivos: Capacitar acompanhante, de paciente em quimioterapia, ao manejo de sintomas, do tratamento, relacionados à alimentação para recuperação e manutenção do estado nutricional e possibilitar a manutenção do convívio familiar e social do paciente durante a alimentação. Métodos: Semanalmente às terças-feiras das 11h00 às 12h00 ocorre a atividade. na recepção da quimioterapia é exposto com antecedência um banner com informações sobre o número vagas, horário e tema da aula. Psicólogo e nutricionista do setor realizam as inscrições meia hora antes da aula e conduzem os inscritos até a cozinha experimental. a atividade consiste em aula sobre aspectos psicológicos da alimentação (psicologia) e aula sobre um sintoma do tratamento relacionado à alimentação e como manejá-lo (nutrição), e também, é realizada uma preparação coerente as orientações de manejo que é degustada pelos participantes. Todos recebem material de apoio (folder) contendo orientações nutricionais sobre o manejo do sintoma abordado e a receita preparada na aula. Além disso, os participantes preenchem ficha de avaliação da atividade para registrarem sua opinião e sugestões de novos temas. Resultados: em 2013 foram atendidos 216 acompanhantes em 41 cozinhas experimentais realizadas, que abordaram os temas: xerostomia, odinofagia, disgeusia, mucosite, náuseas e vômitos, diarreia e constipação intestinal. Todos os itens avaliados (tema da aula, palestrante, local da atividade, horário, duração, utilidade fora do hospital e recursos audiovisuais) pelos participantes receberam mais de 95% de excelente e bom. Conclusões: a aprovação da atividade reflete a importância do trabalho realizado, tornando possível a manutenção do paciente no convívio social da alimentação, passo importante na manutenção de uma boa qualidade de vida.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10709

Referências bibliográficas
Como citar:

Souza, Jane Lopes de; Souza, Micheline Tereza Pires de; Rosa, Vitor Modesto; "Cozinha Experimental Sobre Alívio de Sintomas para Acompanhantes de Pacientes em Quimioterapia de Hospital Público Oncológico.", p. 299 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10709

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações