Resumo - Open Access.

Idioma principal

Cozinha Experimental para Orientação de Pacientes em Preparo para o Tratamento de Radioiodoterapia em Hospital Público Oncológico.

Souza, Jane Lopes de; Rosa, Vitor Modesto; Olher, Lívia Dias; Silva, Débora Mendes da; Simões, Graziele Aparecida;

Resumo:

Introdução: Atualmente, o tratamento considerado mais adequado ao câncer de tireóide é a tireoidectomia total seguida de ablação actínica com I-131 (iodo radioativo), procedimento que obriga o paciente a realizar restrição do consumo de iodo por 15 dias, limitando a alimentação do paciente. Objetivos: Reforçar o porquê tratamento e como ele funciona; sanar possíveis dúvidas e angústias; verificar a adesão ao preparo; fornecer receitas de preparações com baixo teor de iodo e aproximar pacientes, cuidadores e profissionais. Métodos: Semanalmente às quintas-feiras das 14h00 às 16h00 ocorre a atividade. Os pacientes são agendados previamente após consulta ambulatorial de enfermagem e nutrição para orientação do preparo e tratamento. a atividade consiste em preparo de uma receita com baixo teor de iodo; aula sobre o porquê do tratamento e como ele funciona; aplicação de questionário de frequência alimentar para verificar adesão as orientações do preparo; avaliação a receita do dia por meio de degustação da preparação. Todos recebem material de apoio (folder) contendo receitas com baixo teor de iodo. Além disso, os participantes preenchem ficha de avaliação da atividade para registrarem sua opinião e sugestões. Resultados: em 2013 foram atendidos 295 pacientes e acompanhantes em 46 cozinhas experimentais realizadas. Todos os itens avaliados (tema da aula, palestrante, local da atividade, horário, duração, utilidade fora do hospital e recursos audiovisuais) pelos participantes receberam mais de 90% de excelente e bom. Conclusões: a aprovação da atividade reflete a importância do trabalho realizado e indica que os objetivos de orientar pacientes e familiares da importância do preparo correto, do tratamento e da resolução de dúvidas que os deixam angustiados estão sendo alcançados.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10710

Referências bibliográficas
Como citar:

Souza, Jane Lopes de; Rosa, Vitor Modesto; Olher, Lívia Dias; Silva, Débora Mendes da; Simões, Graziele Aparecida; "Cozinha Experimental para Orientação de Pacientes em Preparo para o Tratamento de Radioiodoterapia em Hospital Público Oncológico.", p. 300 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10710

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações