Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL

Silva Neto, Messias Bezerra da ; Lima, Ivan Gabriel Ferreira ; Ferreira, Helena Lucia Damasceno ;

Artigo Completo:

A Amazônia Azul é uma importante área sob a responsabilidade do Brasil, nela estão importantes reservas de recursos naturais. No contexto geopolítico atual, desenvolvem-se ameaças ao exercício da soberania e jurisdição. Nesse sentido, a Marinha do Brasil desenvolveu e está implantando o SisGAAZ, que pode ter maior eficiência e eficácia com os navios da Marinha Mercante Nacional, a qual intensifica a presença brasileira nessa região, permitindo além da imposição da soberania, por meio da exploração e presença, também incrementando os fluxos de informação para maior precisão e concentração dos recursos navais disponíveis para defesa e manutenção da segurança.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Amazônia Azul; Brasil; Soberania; Informação; Cooperação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/marine-spolm2015-141061

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, Guilherme Matos de. Almirante. A Amazônia Azul: O Mar que nos Pertence. 2010
  • [2] BARBOSA, Murillo de Moraes Rego Corrêa. A Marinha Mercante Brasileira – Desafios e a participação do Estado no seu Desenvolvimento. Agência Nacional de Transporte Aquaviários. Rio de Janeiro, 2000.
  • [3] BONFIM, Uraci Castro.Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Escola do Estado-Maior do Exército. Rio de Janeiro, 2005
  • [4] BRASIL, Ministério da Defesa. Amazônia Azul: Ameaças. Ministério da Defesa. Disponível em < http://www.defesabr.com/MD/md_amazonia_azul.htm> Acesso em 07 de fevereiro de 2015. 11
  • [5] CHAVES, Sergio Fernando de Amaral Junior. Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul: O passo inicial para o efetivo controle da área marítima brasileira. Escola Superior de Guerra. Rio de Janeiro, 2013.
  • [6] FERREIRA, Helena Lucia Damasceno; BARBOSA, Victor Resque de Barros; MIRALHA, Waldir Carlos da Silva. Marinha Mercante Brasileira Atuando como Parceira na Segurança Nacional: perspectivas de cooperação na Amazônia Azul. Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. Belém, Pará, 2013.
  • [7] MATSUMOTO, Cássio Hatsumi; SILVA, Messias Bezerra da Neto; LIMA, Rui Barbosa Net; FERREIRA, Helena Lucia Damasceno Ferreira. A Soberania Brasileira sobre o pré-sal: A utilização plena dos recursos oriundos da Amazônia Azul e sua Logística de Transporte. Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. Belém, Pará, 2014.
  • [8] SILVA, Eliomar Divino. Amazônia Azul: uma realidade geopolítica brasileira. Revista Eletrônica Tempo Presente. Disponível em: < http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5210:amaz onia-azul-uma-realidade-geopolitica-brasileira&catid=38&Itemid=127> Acesso em 07 de fevereiro de 2015.
  • [9] TAYLOR, Paul D. Perspectivas sobre Estratégia Marítima. Naval War College Press. Newport, 200
Como citar:

Silva Neto, Messias Bezerra da ; Lima, Ivan Gabriel Ferreira; Ferreira, Helena Lucia Damasceno; "COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL", p. 813-823 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-141061

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações