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CONTROLE DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR A COMBUSTÃO INTERNA: SISTEMA EM MALHA FECHADA

Pereira, Bruno Silva ; Justo, João Francisco ; Laganá, Armando Antonio Maria ;

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O controle da mistura ar/combustível é muito importante para o correto funcionamento dos motores à combustão interna ciclo Otto. A relação entre o ar e o combustível influencia diretamente no funcionamento do motor, na emissão de poluentes e no consumo de combustível. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um controle da mistura ar/combustível a partir do estudo de modelos de malha fechada deste sistema. Esse controle tem por objetivo manter a mistura o mais próxima possível do ponto estequiométrico, a fim de otimizar a taxa de conversão de gases poluentes pelo catalisador, e utiliza um sensor de oxigênio, conhecido como sonda lambda, para realizar a realimentação do sistema, indicando se a mistura está no ponto estequiométrico. Este trabalho também apresenta o desenvolvimento de um compensador em malha fechada para controlar a mistura a/c (ar/combustível) em outros pontos, além do estequiométrico, através do uso de uma sonda lambda de banda larga.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP213

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Como citar:

Pereira, Bruno Silva; Justo, João Francisco; Laganá, Armando Antonio Maria; "CONTROLE DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR A COMBUSTÃO INTERNA: SISTEMA EM MALHA FECHADA", p. 673-689 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP213

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