Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA DUREZA DOS GRÂNULOS ORIUNDOS DA GRANULAÇÃO DO GESSO AGRÍCOLA

RODRIGUES, LAIS MAIA ; PIRES, RICARDO FRANCISCO ; LIMA, ALEXANDRE FARIA DE ; SHIMANO, MARCOS MASSAO ; CERQUEIRA, FELIPE NASCIMENTO ;

Artigo Completo:

A granulação é uma operação unitária que consiste em transformar pós finos em produto acabado com maior granulometria e dureza conferida aos grânulos. O presente trabalho visa à granulação do fosfogesso, o qual é um subproduto da obtenção de ácido fosfórico. A taxa de produção de fosfogesso é em torno de 4,5 kg por quilograma de P2O5 fabricado. Tal fato implica em problemas ambientais, como contaminação atmosférica por fluoretos, degradação de mananciais de água, solo e subsolo. Uma solução para o problema é a granulação do fosfogesso. Isto pode levar a uma melhor estocagem do produto que pode ser utilizado como fertilizante. Este projeto de pesquisa teve como objetivo estudar e determinar possíveis compostos a serem empregados em soluções como ligantes no processo de granulação do fosfogesso. Para isso foram usados três ligantes: Fécula de mandioca, Carboximetilcelulose e álcool polivinílico, em três concentrações diferentes. Os testes foram realizados em um granulador de disco rotatório. Para o tratamento dos dados foi feito um teste de comparação entre os tratamentos, a fim de avaliar se há diferença entre as concentrações. Os resultados obtidos mostram que analisando apenas a porcentagem granulométrica, o ligante que obteve maior rendimento foi o CMC, e a melhor concentração foi a maior para todos os ligantes. Quanto à resistência a fécula obteve valor mais satisfatório e através da análise estatística foi possível observar que a concentração influencia no processo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-TC-640

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Michele Morais. Relatório Técnico Complexo de Piaçaguera. Piaçaguera: Vale Fertilizantes, 2010.
  • [2] COUTO, A. G.; ORTEGA, G. G.; PETROVICK, P. R. Granulação. Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia, 2000.
  • [3] GONÇALVEZ, C. R. Granulação de Fertilizantes: Influência de Variáveis de Processos na Granulometria dos Grânulos. 2011. Trabalho de conclusão de curso,
  • [4] Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
  • [5] LÓPEZ R. P., NIETO J. M., COTO I. L., AGUADO J. L., BOLÍVAR J. P., M., Dynamics of contaminants in phosphogypsum of the fertilizer industry of Huelva (SW Spain): from phosphate rock ore to the environment, 2010.
  • [6] WALKER G. M. Handbook of Powder Technology: Granulation (Chapter 4 – Drum Granulation Processes), Northern Ireland (UK), outubro 2007.
Como citar:

RODRIGUES, LAIS MAIA; PIRES, RICARDO FRANCISCO; LIMA, ALEXANDRE FARIA DE; SHIMANO, MARCOS MASSAO; CERQUEIRA, FELIPE NASCIMENTO; "CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA DUREZA DOS GRÂNULOS ORIUNDOS DA GRANULAÇÃO DO GESSO AGRÍCOLA", p. 1995-2000 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-TC-640

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações