Artigo - Open Access.

Idioma principal

CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN: ESTRATÉGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS MODELOS DE NEGOCIAÇÃO PARA A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

Boeira, Juan Pablo; Machado, Claralucia Prates;

Artigo:

Em mercados onde a necessidade de um olhar direcionado para a resolução de problemas complexos e a busca por soluções inovadoras é crescente, destaca-se o Design Estratégico como agregador de função, forma e símbolo ao valor do produto, serviço, comunicação e experiência. Neste contexto, é possível conectar, pela lente do Design Estratégico, os pequenos detalhes a uma visão holística e entender a conexão entre a concepção e a execução de um projeto, fazendo deste, um recurso potencial frente ao presente âmbito mercadológico. Sob este aspecto, o artigo em questão tem como objetivo analisar as contribuições do Design Estratégico para a identificação de novos modelos de negócio para a Indústria Fonográfica a partir da geração de cenários. O artigo conta com uma fundamentação teórica que embasa o estudo, o entendimento do ambiente vivenciado e a aplicação do Design Estratégico, através de observação participante em que avalia formas de identificar os níveis de compreensão dos atores envolvidos e os momentos mais produtivos em relação à resolução do problema proposto. O design, neste sentido, contribuiu com a avaliação das oportunidades face ao suporte empregado nas análises estratégicas, incorporando os riscos e as interferências externas.

Artigo:

In markets where the need for a gaze directed toward the resolution of complex problems and the search for innovative solutions is growing, Strategic Design stands out as an aggregator function, form and symbol to the value of the product, service, communication and experience. In this context, it is possible to connect through the lens of Strategic Design, the small details to an holistic vision and understand the connection between the Design and the execution of a project, making it become a potential resource before the present context marketing. In this regard, the article in question aims to analyze the contributions of Strategic Design for the identification of new business models for the phonographic industry from the generation of scenarios. The article has a theoretical basis that underlies the study, the understanding of the environment experienced and the application of Strategic Design through participant observation evaluating ways to identify the levels of understanding of the actors involved and the most productive moments in regard to the resolution of the problem proposed. The design in this sense contributed to the assessment of opportunities against the used in support strategic analysis, incorporating the risks and external interference.

Palavras-chave: Design Estratégico, Indústria Fonográfica e Cenários., Strategic Design, Phonographic Industry and Scenarios.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00897

Referências bibliográficas
  • [1] AAKER, David A. Administração estratégica de mercado. Porto Alegre: Bookman, 200
  • [2] BARROS, Carla; ROCHA, Everardo. Dimensões culturais do marketing: teoria antropológica, etnografia e comportamento do consumidor. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 4, p. 36-47, 2006.
  • [3] BORBA, Gustavo Severo de; REYES, Paulo Belo. Inovação orientada pelo design: a construção de uma organização voltada para a Inovação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 4., 2007, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPED, 2007.
  • [4] DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [5] IFPI – Representing the recording industry worldwide. Disponível em http://www.ifpi.org Andgt;. Aceso em 10.04.2014.
  • [6] HOBSBAWM, Eric. J. Os trabalhadores pobres. In.: HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções: 1789-1848. 4 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
  • [7] MARTIN, Roger. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Business, 2009.
  • [8] MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Editora Atlas, 2ª. Ed., 2009.
  • [9] MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v.1 n.1, Dec 1, p.31-38, 2008.
  • [10] MOZOTA, Brigitte Borja de. Design management – using design to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.
  • [11] OECD. Manual de Oslo Paris, 1998.
  • [12] THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
  • [13] TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da Inovação. 3a. ed. Bookmann, 2008.
  • [14] TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
  • [15] SCHUMPETER, Joseph. A. Teoria do desenvolvimento econômico: Uma Investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1982.
  • [16] UNEP - United Nations Environment Programme. Product-Service Systems and Sustainability: Opportunities for Sustainable Solutions. INDACO Department, Politecnico di Milano, Milão: 2004.
  • [17] ZOTT, Christoph.; AMIT, Raphael. Business Model Design: An Activity System Perspective. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, p. 216-226. Elsevier Ltd, 2009.
  • [18] ZURLO, Francesco. Della relazione tra strategia e design: note critiche. In: P. BERTOLA;
  • [19] E. MANZINI, Design Multiverso: Appunti di fenomenologia del design. Milano, Edizioni POLI.design, 2006.
  • [20] ZURLO, Francesco. Design Estratégico. Working Paper. 2010.
Como citar:

Boeira, Juan Pablo; Machado, Claralucia Prates; "CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN: ESTRATÉGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS MODELOS DE NEGOCIAÇÃO PARA A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA", p. 2884-2892 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00897

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações