Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Conceitos de modelagem e de redes neurais artificiais em aproximações de funções

Cansian, A. B. M. ; Souza, A. P. T. ; Costa, A. O. S. ; Costa Jr, E. F. C. ;

Artigo Completo :

Uma análise do perfil dos alunos que concluem o ensino médio nas escolas brasileiras, em especial as escolas públicas, indica uma base matemática deficiente. Além da dificuldade de aprendizado, a literatura reporta, como uma das causas desta deficiência, o pouco interesse nesta disciplina, muitas vezes motivado pelo desconhecimento da aplicação da mesma. O uso da Modelagem Matemática como maneira de incentivar o interesse no aprendizado da Matemática é apontado por diversos autores. Este trabalho apresenta a ideia geral de um do projeto de pesquisa em andamento que tem como objetivo a aplicação de redes neurais artificiais em problemas diversos para contextualizar didaticamente os princípios de modelagem matemática. Especificamente, objetiva-se que o grupo de ensino médio e da graduação domine a técnica de Modelagem Empírica por Redes Neurais Artificiais. Por fim, fazer uma discussão da análise de dados e modelos encontrados em bibliografias. Os resultados do primeiro trimestre de execução consistem na apresentação dos conceitos de erro experimental, modelo matemático, erros do modelo, além do coeficiente de determinação empregando-se regressões lineares a partir de dados coletados em experimentos de laboratório.

Artigo Completo :

Palavras-chave: Matemática, modelagem empírica, erros experimentais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-002

Referências bibliográficas
  • [1] ÁVILA, R.C.; PORTES, E. A tríplice jornada de mulheres pobres na universidade pública: trabalho doméstico, trabalho remunerado e estudos, 2012. Disponível em: Andlt;https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/27663Andgt; acesso em: 11 de maio de 2014.
  • [2] Desempenho dos alunos do ensino médio ficou abaixo do nível adequado. Disponível em Andlt;http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-03-06/desempenho-dos-alunos-do-ensino-medio-ficou-abaixo-do-nivel-adequado-revela-pesquisaAndgt;. Acesso em: 15 de maio de 2014.
  • [3] WERKEMA, M.C.C.; AGUIAR, S. Análise de regressão: como entender o relacionamento entre as várias variáveis de um processo. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996.
  • [4] DANTE, L.R., Matemática, 1ª ed., São Paulo, Ática, 2005.
Como citar:

Cansian, A. B. M.; Souza, A. P. T.; Costa, A. O. S.; Costa Jr, E. F. C.; "Conceitos de modelagem e de redes neurais artificiais em aproximações de funções", p. 3-4 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-002

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações