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COMUNICAÇÃO UBÍQUA E PRODUÇÃO DE PRESENÇA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DA ARTE NA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES GRÁFICAS

Marinho, Claudia Teixeira; Cordeiro, Vitor Alencar Araripe; Passos, Ravi; Lima, Lara;

Artigo:

As questões apresentadas neste artigo se fundamentam em discussões realizadas pela equipe de professores e alunos do curso de Design da Universidade Federal do Ceará durante o desenvolvimento de um sistema de comunicação para a cidade de Fortaleza. Conta-se com as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais e de redes para a criação de sistemas de comunicação-sinalização, como legado da Copa 2014, a partir do uso dos recursos da realidade aumentada (RA). Tem como propósito explorar – em termos conceituais – uma tensão interpretativa que as tecnologias digitais podem promover nas formas de perceber e vivenciar os espaços urbanos, bem como – em termos de projeto – o desenvolvimento de interfaces gráficas que articulem uma noção de comunicação potencializada pelos mecanismos de trocas promovidos pela computação ubíqua a partir da articulação dos conceitos de estética da comunicação – tendo em vista o conceito de sublime tecnológico – e o pressuposto de uma cultura da presença , para refletir sobre métodos de projeto tendo em vista o pensamento da arte.

Artigo:

Palavras-chave: método, projeto, interface, realidade aumentada.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00941

Referências bibliográficas
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Como citar:

Marinho, Claudia Teixeira; Cordeiro, Vitor Alencar Araripe; Passos, Ravi; Lima, Lara; "COMUNICAÇÃO UBÍQUA E PRODUÇÃO DE PRESENÇA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DA ARTE NA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES GRÁFICAS", p. 125-134 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00941

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