Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Compreensão na infografia jornalística animada e interativa de saúde

Understanding in animated and interactive journalistic health

Andrade, Rafael de Castro ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta um estudo experimental, no qual foram avaliados os efeitos da variação de animação, interação e modo de apresentação do texto na compreensão de infográficos de saúde publicados em veículos de notícias on-line. Foram observadas cinco condições experimentais: 1) Animada interativa (AI); 2) Animada (A); 3) Animado com narração (AN); 4) Animado com narração sem texto (ANST) e 5) Estática interativa (EI). O experimento foi dividido em duas etapas, na primeira os participantes visualizaram um infográfico e na segunda respondiam questões sobre o conteúdo. Foram recrutados voluntariamente cinquenta participantes, maiores de 18 anos. Estes formaram cinco grupos de dez, que visualizou/interagiu com uma versão do infográfico. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e indicaram que a maneira a qual animação e interação foram utilizadas em conjunto não beneficiaram a compreensão, por não promover o conteúdo adequadamente

Artigo Completo:

This paper presents an experimental study in which we sought to evaluate the effects of variation of animation, interaction and text display mode in understanding health infographics on online news outlets. Five experimental conditions were observed: 1) Interactive Animated (AI); 2) Animated (A); 3) Animated with narration (AN); 4) Animated with narration without text (ANST) and 5) Interactive Static (EI). The experiment was divided into two stages, the first participants viewed an infographic and second answered questions about the content. Voluntarily were recruited fifty participants, over 18 years, which formed five groups of ten, you viewed / interacted with a version of the infographic. The results were analyzed qualitatively and indicated that the way animation and interaction were used together not benefited understanding, not promote the content properly.

Palavras-chave: infografia, compreensão, experimento, saúde, infographics, understanding, experiment, health,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_115

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, R. C.; SPINILLO, C. G. Interactive and animated journalistic infographics: analytic study about infographics health. In: 6th Information Design International Conference, 2014, Pernambuco. Proceedings of the 6th Information Design International Conference, 2013. p. 184.
  • [2] MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
  • [3] MATLIN, M. W. Psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2004.
  • [4] MAYER; R. E. Comentary: Comprehension of graphics in texts: an overview. Learning and Instruction, v. 3, p. 239-245, 1993.
  • [5] ______________. Learning strategies for making sense out of expository text: The SOI model for guiding three cognitive processes in knowledge construction. Educational Psychology Review, v. 8, p. 357-371, 1996.
  • [6] MAYER, R. E. Cognitive Theory and the Design of Multimedia Instruction: An Example of the Two-Way Street Between Cognition and Instruction. New Directions for Teaching and Learning. v. 2002, n. 89, 2002.
  • [7] MAYER. R. E. (Ed.) Cognitive Theory of Multimedia Learning. The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge University Press, 2005.
  • [8] MAYER, R. E.; MORENO, R. A. Cognitive Theory of Multimedia Learning: Implications for Design Principles. 2002.
  • [9] MIRANDA, F. Animação e interação na infografia jornalística: Uma abordagem do Design da Informação. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
  • [10] MIRANDA, F.; SPINILLO C. G. Infografia jornalística online: um estudo sobre os objetos de interação na interface gráfica de usuário. In: Interaction South America, 2012, São Paulo. Anais do 4º Congresso Internacional de Design de Interação. São Paulo: Blucher, 2012. v. 1. p. 215-227.
  • [11] NICHANI, M.; RAJAMANICKAM, V. Interactive Visual Explainers: a simple classification. 2003. Disponível em: Andlt;http://goo.gl/eG2swAndgt;. Acesso em: mar. 2013.
  • [12] PAIVIO, A. Mental representations: A dual coding approach. Oxford, England: Oxford University Press, 1986.
  • [13] PELTZER, G. Jornalismo Iconográfico. Lisboa: Planeta Editora, 1991.
  • [14] PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Interaction design: beyond human-computer interaction. Nova York: John Wiley Andamp; Sons, 2002.
  • [15] RAJAMANICKAM, V. Infographics seminar handout. Ahmedabad, 2005. Disponível em: Andlt;http://goo.gl/mlL5pAndgt;. Acesso em: jul. 2010.
  • [16] SPINILLO, C. G. et al. Design da Informação em instruções visuais animadas – Relatório do Projeto. Curitiba: Universidade do Paraná, 2010.
Como citar:

Andrade, Rafael de Castro; Spinillo, Carla Galvão; "Compreensão na infografia jornalística animada e interativa de saúde", p. 142-154 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_115

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações