dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

COMPARAÇÃO ENTRE AQUECEDORES SOLARES COM LIGAÇÕES EM SERPENTINA E PARALELA

SIQUEIRA, L. B.; TEIXEIRA, L. T.; RAMOS, S. S.; ROCHA, S.M.S.;

Artigo:

O aquecimento de água para banho humano utilizando energia solar é uma tecnologia conceituada no Brasil, porém o alto custo dos sistemas convencionais impossibilita a utilização deste método para a grande maioria da população. Na tentativa de difundi-la entre as populações de baixa renda, este trabalho investigou e comparou à eficiência energética de dois sistemas de aquecimento de água com placas planas construídas de garrafas de Polietileno (PET) e embalagens cartonadas. Um teve a conexão em serpentina e o outro em paralelo, conectados a um reservatório sem boiler. Os dois protótipos foram testados no mesmo horário em dias com alta incidência solar. O aquecedor com conexão tipo serpentina atingiu a temperatura máxima de 62 °C, causando degradação dos canos PVC e interrupção do fluxo de água. As placas com conexão paralela tiveram a temperatura máxima de 51,5 °C. Este trabalho permitiu concluir que os dois arranjos podem ser utilizados para o aquecimento de água para banho humano, porém o arranjo com ligação tipo paralela apresenta maior vantagem para a instalação nas residências, visto que apresenta uma temperatura média próxima da ideal para o banho humano (40ºC), bem como maior facilidade de construção e operação.

Artigo:

Palavras-chave: Aquecimento de Água, Aquecedores solar de Baixo custo, Material reciclável,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-032

Referências bibliográficas
  • [1] ALANO, J. A. (2004), Manual sobre a construção e instalação do aquecedor solar com descartáveis. Tubarão, Santa Catarina, Brasil.
  • [2] BUDIN, S. M. (2009), A matriz energética brasileira, mitos e realidade. Publicado por HC, Brasil.
  • [3] CABIROL, T. (1980), O aquecedor solar de água. Lisboa: Edições Cetop.
  • [4] GOLDEMBERG, J.; LUCON, O. (2007), Energias renováveis: um futuro sustentável. Publicado na revista USP, nº 72, São Paulo, Brasil.
  • [5] SPRENGER, R. L. (2007), Aplicação do sistema fechado no aquecedor solar de água de baixo custo para reservatórios residenciais isolados termicamente: concepção e comissionamento de um sistema-piloto de testes. Curitiba, Brasil.
  • [6] Site: www.sempresustentavel.com.br – site visitado em 16/09/2013 as 13:15.
Como citar:

SIQUEIRA, L. B.; TEIXEIRA, L. T.; RAMOS, S. S.; ROCHA, S.M.S.; "COMPARAÇÃO ENTRE AQUECEDORES SOLARES COM LIGAÇÕES EM SERPENTINA E PARALELA", p. 328-334 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-032

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações