dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

COMPARAÇÃO DE AQUECEDORES SOLARES CONFECCIONADOS COM MATERIAL RECICLÁVEL

TEIXEIRA, L. T.; RAMOS, S. S.; SIQUEIRA, L. B.; ROCHA, S. M. S.;

Artigo:

A energia solar pode ser convertida em energia elétrica acumulada, assim como para aquecimento direto de água. Os aquecedores solares vieram como uma descoberta promissora, porém, o alto custo de instalação não permitiu que esta tecnologia chegasse à maioria da população (baixa renda). Esse tipo de aquecedor solar foi estudado, porém, os materiais utilizados na construção dos aquecedores convencionais foram substituídos por materiais recicláveis e de menor custo, construindo, assim aquecedores de baixo custo (ASBC). Este trabalho utilizou cano de PVC, tinta preto fosco, garras de polietileno (PET) acrílico, embalagens cartonadas e latas de alumínio para a construção de placas planas para o aquecimento de água para banho humano. Foram construídos dois protótipos, diferenciando apenas o material invólucro ao cano de PVC, sendo que um é com embalagem cartonada sobreposta por garrafa PET e a outra, latas de alumínio pintado de preto fosco. Efetuaram-se comparações dos dados de cada painel com a temperatura confortável para o banho humano e se concluiu que a temperatura da água aquecida pelos painéis era satisfatória e o painel de garrafa PET com embalagens cartonadas foi o de maior conveniência para instalação.

Artigo:

Palavras-chave: Cartonadas, alumínio, PET,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-031

Referências bibliográficas
  • [1] ALANO, J. A. (2004), Manual sobre a construção e instalação do aquecedor solar com descartáveis. Tubarão, Santa Catarina, Brasil.
  • [2] SIQUEIRA, D. A. Estudo de desempenho do aquecedor solar de baixo custo. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Uberlândia 2009.
  • [3] SPRENGER, R. L. (2007), Aplicação do sistema fechado no aquecedor solar de água de baixo custo para reservatórios residenciais isolados termicamente: concepção e comissionamento de um sistema-piloto de testes. Curitiba, Brasil.
  • [4] ABOGDERAH, M. M., ISMAIL, K. A. R. (1991), Performance of a heat pipe solar collector.
  • [5] RODRIGUES, D. (2005), Um banho de sol para o Brasil, São Paulo.
  • [6] SOUZA, L. G. M., GOMES, U. U. (2002), Viabilidades térmicas, econômica e de materiais da utilização de tubos de PVC como elementos absorvedores em coletores de um sistema de aquecimento de água por energia solar, tese (doutorado) UFRN.
Como citar:

TEIXEIRA, L. T.; RAMOS, S. S.; SIQUEIRA, L. B.; ROCHA, S. M. S.; "COMPARAÇÃO DE AQUECEDORES SOLARES CONFECCIONADOS COM MATERIAL RECICLÁVEL", p. 323-327 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-031

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações