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COMO DIFERENTES TEORES DE BIODIESEL NO DIESEL AFETAM AS EMISSÕES DE ALDEÍDOS EMMOTORES E VEÍCULOS

Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; Rocha, José Roberto de Souza; Neto, Renato de Arruda Penteado; Ferreira, Rodrigo Soares;

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Em 2008, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) publicou a resolução 408/08 estabelecendo que o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) seria responsável por fornecer um procedimento de medição de aldeídos em motores diesel. Com base nesse procedimento as montadoras de veículos deveriam reportar valores típicos de emissões de aldeídos até dezembro de 2012. Em 2009, a AEA (Associação de Engenharia Automotiva) criou um grupo de trabalho para discutir e propor um método de medição de emissões de aldeídos em veículos e motores diesel. Desde 2008, alguns institutos de pesquisa estudam metodologias de medição das emissões de aldeídos em veículos e motores diesel com diferentes tipos de biodiesel. Esse artigo irá apresentar uma revisão bibliográfica sobre a formação de aldeídos e metodologias de medição das emissões destes compostos com o uso da técnica analítica de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e por espectroscopia de infravermelho (FTIR - Fast Fourier Transform Infrared analyzer). Também serão apresentados resultados de emissões com até 20% de adição de biodiesel usando dois tipos de oleaginosas em diferentes veículos e em um motor diesel EURO III.

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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP80

Referências bibliográficas
Como citar:

Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; Rocha, José Roberto de Souza; Neto, Renato de Arruda Penteado; Ferreira, Rodrigo Soares; "COMO DIFERENTES TEORES DE BIODIESEL NO DIESEL AFETAM AS EMISSÕES DE ALDEÍDOS EMMOTORES E VEÍCULOS", p. 552-568 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP80

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