Artigo - Open Access.

Idioma principal

Como a percepção das ferramentas de análise de risco facilitam o processo de decisão em ambiente industrial

Machado, Janice Beatriz ; Oliveira, Leandro de ;

Artigo:

A Resolução 001-86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) informa que “impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem – estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais”. (BRASIL, 2012).Desse modo, deduz-se que a contaminação do ar, das águas, do solo e subsolo, dos alimentos, a poluição sonora, a deterioração da paisagem, o desequilíbrio ecológico, entre outros, são consequências de atividades humanas conduzidas de forma irresponsável e sem compromisso que acabam por destruir os recursos naturais e põem em risco a vida humana. (PINHEIRO, 1993).Acidentes com materiais perigosos podem trazer consequências que colocam em risco as gerações presentes no momento do acidente, bem como as futuras (OLIVEIRA, 2011, p.50).Acidentes envolvendo vazamentos / derramamentos de substâncias perigosas são causados principalmente por falhas em equipamentos (tubulações) ou a má utilização. O dano à saúde está associado a queimaduras causadas devido às características causticas dos vapores, líquidos ou em soluções, além de ser tóxico por respiração (OLIVEIRA, 2011, p.50,51).Assim, a análise de riscos envolve a identificação da avaliação, gerenciamento e comunicação dos eventos de risco ao meio ambiente e à saúde humana, para facilitar a previsão de ferramentas eficientes de ação frente aos possíveis acontecimentos ambientalmente danosos, a fim de minimizar seu impacto quando tal evento ocorrer.Em uma avaliação criteriosa, Cozza (2013) afirma que na elaboração de um empreendimento é essencial a análise de risco que tem como foco a preparação do empreendimento a eventos imprevistos. Prever impactos que podem causar danos nas áreas circunvizinhas à sua instalação, por exemplo, é uma preocupação que deve ser analisada nas fases iniciais do projeto de tal organização.Assim, tendo como foco a preservação do ambiente e a saúde humana, o presente trabalho analisa qualitativamente as ferramentas mais utilizadas na identificação e avaliação de riscos, bem como dos aspectos de gestão de riscos, em função da exigência legal e dos retornos socioambiental e financeiro para a sociedade civil.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-039

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL, 2012. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA 01/86. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html
  • [2] CESARO, Lenice Raquel de. Adaptação das técnicas APR e HAZOP ao sistema de gestão de segurança do trabalho e meio ambiente. 2013. Tese (Especialização) – Especialização em Segurança do Trabalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
  • [3] COZZA, Elison Fernandes. Análise de riscos. 1°ed. Uberaba: Universidade de Ubera-ba, 201
  • [4] OLIVEIRA, Wanderley Valério de. Acidentes com produtos perigosos no Estado de Goiás: evolução e causas. 2011. Tese (Mestrado) –Programa de Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
  • [5] PARDO, Johanna Andrea Rodrígues. Metodologia para análise e gestão de risco em projetos de pavimentos ferroviários. 2009. Tese (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
  • [6] PINHEIRO JUNIOR, João Gualberto. Aspectos jurídicos da análise de risco no processo de avaliação de impactos ambientais. MAIA (Manual de Avaliação do Impacto Ambiental) 0670. São Paulo, 1993. p. 1-2.
Como citar:

Machado, Janice Beatriz; Oliveira, Leandro de; "Como a percepção das ferramentas de análise de risco facilitam o processo de decisão em ambiente industrial", p. 79-80 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-039

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações