Poster - Open Access.

Idioma principal

CISTOADENOCARCINOMA DE OVÁRIO E CARCINOMA PAPILÍFERO DE TIREOIDE: RELATO DE CASO

Franco, Bruno Venna ; Genaro, Andre ; Marqui, Bruno Aparecido Lourenço ; Oliveira, Isadora Cappellazzo de ; Barbosa, Luiz Felipe Farias ; Horie, Matheus Siqueira ;

Poster:

Introdução: As neoplasias de ovário e as de tireoide isoladas são prevalentes na população geral, entretanto a ocorrência dessas em associação e algo menos frequente e tem sido assunto de vários estudos recentes, com uma relação bem estabelecida entre o carcinoma papilífero de tireoide e o Struma Ovari. Nesse trabalho objetivamos descrever o surgimento quase simultâneo de um adenocarinoma de ovário e um carcinoma papilífero de tireoide, uma correlação rara e pouco descrita em literatura. Trata-se do caso de uma paciente de 49 anos atendida no Hospital Regional de Presidente Prudente entre o período de dezembro de 2013 e julho de 2014 onde foi realizado o diagnóstico e tratamento de ambas as neoplasias.Métodos: Levantamento de prontuário, descrição e discussão de relato de casos com revisão bibliográfica em livros e bancos de dados (PubMed, Web of Science e SpringerLink). Resultados: Paciente do sexo feminino, 49 anos, em consulta no pronto socorro do Hospital Regional de Presidente Prudente se queixa de dor abdominal em hipogastro após trauma local, ao exame físico, abdome globoso e doloroso a palpação. Foi realizada Tomografia abdominal e ultrassonografia evidenciando região cística hipodensa, hipoecogênica em ovário direito. Em 3 de janeiro de 2014 realizou laparotomia exploradora com ooforectómica direita. Ao exame anatomopatológico foi diagnosticado cistoadenocarcinoma seroso moderadamente diferenciado com áreas papilíferas. Em nova tomografia, 7 de marco de 2014, notou-se área cística em ovário esquerdo. Em consulta ambulatorial no dia 09 de Abril de 2014, foi notado um nódulo em lobo tireoidiano esquerdo de 3 cm, duro e móvel. Foi solicitado Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), cujo exame citopatológico revelou suspeita de malignidade classe 5 de Bethesda. Foi realizada em 3 de setembro de 2014 histerectomia, ooforectómica esquerda, excisão peritoneal, linfadenectomia bilateral e tireoidectómica total. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma papilífero uterino de células claras, ausência de comprometimento neoplasico do ovário esquerdo e carcinoma papilífero em lobo tireoidiano esquerdo. Conclusão: A paciente assunto deste relato apresentou três neoplasias distintas, cistoadenocarcinoma seroso em ovário, adenocarcinoma papilífero uterino e carcinoma papilífero na tireoide. Todas essas neoplasias foram diagnosticadas e tratadas cirurgicamente num período inferior a um ano. Ainda em acompanhamento ambulatorial não foi evidenciado nenhuma recidiva local ou qualquer sinal de metástases à distância.

Poster:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cnnsco-16

Referências bibliográficas
Como citar:

Franco, Bruno Venna; Genaro, Andre; Marqui, Bruno Aparecido Lourenço; Oliveira, Isadora Cappellazzo de; Barbosa, Luiz Felipe Farias; Horie, Matheus Siqueira; "CISTOADENOCARCINOMA DE OVÁRIO E CARCINOMA PAPILÍFERO DE TIREOIDE: RELATO DE CASO", p. 25 . In: Anais do I Congresso Norte e Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica [=Blucher Medical Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cnnsco-16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações