Poster - Open Access.

Idioma principal

CARCINOMA GÁSTRICO TIPO DIFUSO DE LAUREN: RELATO DE CASO

Ximenes, Lucas Martins ; Lima Junior, Nildevande Firmino ; Ramalho, Wostenildo Crispin ; Lemos, Elaine Rodrigues de Souza ; Brito, Maria Eduarda Cavalcanti ; Araújo, Mayara Lopes ; Gomes, Glory Eithne Sarinho ; Magalhães, Juliana de Oliveira Correia ;

Poster:

Introdução: O tumor de estômago é um dos mais comuns do trato gastrintestinal e é o segundo em mortalidade por câncer no mundo, porém sua incidência vem em declínio nos últimos 20 anos. Acomete principalmente homens (2:1), negros e pessoas acima de 50 anos. Relataremos um caso de apresentação atípica e agressiva desta neoplasia. Relato de Caso: M.A., 27 anos, masculino, negro. História de epigastralgia, vômitos e perda de peso (10kg) há 3 meses. Foi submetido a endoscopia digestiva alta (EDA) que evidenciou lesão ulcerada gástrica, que foi biopsiada e teve como resultado carcinoma mal diferenciado, com células em anel de sinete (tipo difuso de Lauren). Na ocasião do diagnóstico apresentava metástase óssea difusa, acometendo especialmente a bacia e coluna, com infiltração da medula e compressão medular. Evoluiu, com infiltração da medula e linfangite pulmonar, tendo falecido cerca de 2 meses após o diagnóstico. Discussão: A neoplasia de estômago tem como sintomas mais comuns a perda de peso e a dor abdominal. O tipo mais comum é o intestinal, bem diferenciado. O tipo difuso de Lauren acomete mais mulheres (3:1) e tende a ter disseminação linfática e por contigüidade. Metástases são mais comuns para o fígado, pâncreas, omento, esôfago e para linfonodos. Acometimentos ósseo e pulmonar ocorrem tardiamente. A faixa etária do paciente, a agressividade do comprometimento ósseo e a rápida disseminação da neoplasia tornam este caso de câncer gástrico bastante atípico.

Poster:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cnnsco-15

Referências bibliográficas
Como citar:

Ximenes, Lucas Martins; Lima Junior, Nildevande Firmino; Ramalho, Wostenildo Crispin; Lemos, Elaine Rodrigues de Souza; Brito, Maria Eduarda Cavalcanti; Araújo, Mayara Lopes; Gomes, Glory Eithne Sarinho; Magalhães, Juliana de Oliveira Correia; "CARCINOMA GÁSTRICO TIPO DIFUSO DE LAUREN: RELATO DE CASO", p. 24 . In: Anais do I Congresso Norte e Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica [=Blucher Medical Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cnnsco-15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações