Abstract - Open Access.

Idioma principal

Caracterização Microbiológica de Derivados Lácteos Comercializados Na Cidade de Pombal Pb

Caracterização Microbiológica de Derivados Lácteos Comercializados Na Cidade de Pombal Pb

Cândido, Ana Flávia de Melo ; Costa, Willianny de Medeiros ; Albuquerque, Tiago da Nóbrega ; Rodrigues, Maria do Socorro Araujo ; Araújo, Alfredina dos Santos ;

Abstract:

Os derivados lácteos são alimentos com excepcional valor nutritivo e amplamente consumidos pela população em geral, sendo excelente fonte de nutrientes, servindo de meio de cultura para os microrganismos, portanto, suscetíveis a contaminação por distintos agentes microbiológicos, podendo induzir a doenças manifestadas por ação de patógenos ou por suas toxinas. O objetivo do presente estudo foi caracterizar microbiologicamente, amostras de queijo coalho (QC), queijo de manteiga (QM), manteiga da terra (MT) e nata (N) comercializadas informalmente no município de Pombal-PB. As amostras foram coletadas em supermercados da cidade, em embalagens comercializáveis e armazenadas em caixas isotérmicas e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Centro Vocacional Tecnológico/ UFCG, campus Pombal. Foram analisadas quanta a presença de coliformes a 45°C, Staphylococcus spp e Salmonella sp, de acordo com os Métodos de Análise Microbiológica para Alimentos, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (BRASIL, 2003). Das amostras analisadas, 75% estavam acima dos limites legais para coliformes fecais, sendo que somente a MT não apresentou contaminação. Para a contagem de Staphylococcus spp os resultados encontrados no presente trabalho mostraram um percentual de 75% das amostras fora dos padrões microbiológicos, com valor máximo de 2,13x10Andlt;supAndgt;4Andlt;/supAndgt;UFC/g. A determinação da prova de presença/ausência de Salmonella sp, patógeno preocupante, pois este microrganismo pode causar toxinfecções alimentares graves, foi detectada presença deste em 50% das amostras. Os resultados alcançados indicam que os produtores dos derivados lácteos estudados não adotam medidas higiênico-sanitárias adequadas na obtenção e conservação dos seus produtos e que este causam reflexos na qualidade dos mesmos. Sendo assim, esta pesquisa contribuirá fornecendo dados científicos as autoridades regulamentadoras, enxergando a possibilidade da utilização das boas práticas de fabricação, para que assim obtenham-se alimentos seguros.

Abstract:

Palavras-chave: derivados lácteos, toxinfecções alimentares, fonte de nutrientes.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-237

Referências bibliográficas
Como citar:

Cândido, Ana Flávia de Melo; Costa, Willianny de Medeiros; Albuquerque, Tiago da Nóbrega; Rodrigues, Maria do Socorro Araujo; Araújo, Alfredina dos Santos; "Caracterização Microbiológica de Derivados Lácteos Comercializados Na Cidade de Pombal Pb", p. 461-462 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-237

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações