Resumo - Open Access.

Idioma principal

Caracterização da Humanização da Assistência de Enfermagem Durante o Pré-Natal, Parto e Puerpério.

Miranda, Frank José Silveira; Shimo, Antoneita Keiko Kakuda; Gontijo, Liliane Parreira Tannús; Ferreira, Maria Cristina Moura; Resende, Tatiana Carneiro de; Junqueira, Marcelle Apª Barros; Giuliani, Carla Denari;

Resumo:

Introdução - Tomando como referencial o Programa de Humanização do Parto e do Nascimento (PHPN) preconizado pelo MS o presente estudo foi construído a partir da perspectiva que realça a mudança no modelo de assistência obstétrica prestada a estas mulheres. Humanizar a assistência de enfermagem materno infantil é de vital importância por que garante, uma gravidez segura e saudável. Objetivo- Verificar como está caracterizada assistência de enfermagem no que tange a humanização durante o pré-natal, parto e puerperio. Metodologia. - o presente estudo caracteriza-se como uma Revisão Integrativa da Literatura. a busca por textos foi realizada no banco de dados BIREME, a partir dos descritores "Humanização" and " Pré-natal" and “Enfermagem”. Não se limitando a nenhum período. a escolha se justificou pela busca de aspectos que refletissem a assistência de enfermagem prestada durante o pré-natal, parto e puerperio, realizada pela enfermagem. Resultando em uma amostra final de vinte artigos. Resultados- Percebe que não existe um consenso no que se refere ao conceito de humanização, mas ressalta que os estudos apontam para que ações como, a organização administrativa, e o número profissionais adequado tende para a humanização deste processo. Inúmeros estudos corroboram com a ideia de que a enfermagem desempenha um papel essencial para a humanização da assistência durante este período. Observou-se que existe uma ênfase no uso da expressão humanização no momento do parto se esquecendo dos outros períodos como o pré-natal e sobre tudo o puerperio. Conclusões- Nesta perspectiva, a humanização possibilita à reorganização dos serviços de assistência à saúde da mulher, resgatando e promovendo o respeito à condição feminina afim de um atendimento mais digno e qualidade. Estes esforços podem ser ofertados pela enfermagem, e por outros profissionais que contribuirá de forma efetiva na construção de melhores indicadores de saúde materno infantil no Brasil.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10408

Referências bibliográficas
Como citar:

Miranda, Frank José Silveira; Shimo, Antoneita Keiko Kakuda; Gontijo, Liliane Parreira Tannús; Ferreira, Maria Cristina Moura; Resende, Tatiana Carneiro de; Junqueira, Marcelle Apª Barros; Giuliani, Carla Denari; "Caracterização da Humanização da Assistência de Enfermagem Durante o Pré-Natal, Parto e Puerpério.", p. 116 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10408

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações