Artigo - Open Access.

Idioma principal

BORRA ÁCIDA DO PROCESSAMENTO DO ÓLEO DE SOJA: PROCESSOS REACIONAIS E CARACTERIZAÇÕES

ARAÚJO, Anderson Magalhães ; ADERALDO, Maria Beatriz Barbosa ; FREITAS, Ana Gabriela Aguiar de ; MALVEIRA, Jackson de Queiroz ; RIOS, Maria Alexsandra de Sousa ;

Artigo:

A borra ácida é o principal subproduto da indústria de processamento do óleo de soja e é formada durante a etapa de neutralização do refino químico do óleo bruto. Ácidos graxos livres presentes no óleo são neutralizados através da adição de solução de álcalis, resultando em sabões. A borra, devido ao seu alto conteúdo de ácidos graxos saponificados, reduzido valor econômico e grande disponibilidade nas indústrias de óleo de soja e biodiesel, é uma importante matéria-prima para a obtenção de um concentrado de ácidos graxos livres. Esses ácidos graxos têm sido comercializados devido às suas propriedades nutricionais. Também são utilizados no tratamento de minérios devido à sua capacidade de alterar as superfícies minerais e são matérias primas para produção de biodiesel. Neste sentido, no presente trabalho foram estudados os efeitos das condições operacionais do processo de obtenção de ácido graxo de soja através das reações de saponificação e acidulação da borra de soja com ácido sulfúrico. A borra também foi caracterizada para identificar as quantidades de cinzas, óleo neutro, umidade, volátil e ácidos graxos livre em ácido oléico presentes.

Artigo:

Palavras-chave: borra ácida, óleo de soja, acidulação e ácido graxo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-er-008-4991

Referências bibliográficas
  • [1] BARRETO, C. C. K. Avaliação da estabilidade de bio-óleo obtido a partir de óleo de soja durante armazenamento. Cidade, 2009. Dissertação de Mestrado em Química – Programa de Pós-graduação em química, Universidade de Brasília.
  • [2] CALLEGARO, A. M. Utilização da borra de soja na terminação de novilhos em confinamento. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
  • [3] DANTAS, M. B. Obtenção, caracterização e estudo termoanalítico de biodiesel de milho (Zea mays L.). João Pessoa, 2006. Dissertação Mestrado em Química Analítica – Departamento de Química, Universidade Federal da Paraíba.
  • [4] FRÉ, N. C. Obtenção de ácidos graxos a partir da acidulação de borra e neutralização de óleo de soja. Porto Alegre, 2009. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química – Departamento de Engenharia Química. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • [5] RODRIGUES, B.W., 200 Estudo da atividade catalítica de sistemas homogêneos e heterogêneos na produção de biodiesel a partir de ácido graxo de palma. Dissertação de Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos – UFRJ.
  • [6] Official Methods and Recommended Practices of the American Oil Chemists’ Society, 1997. 5th ed. AOCS: Champaign.
  • [7] OLIVEIRA, J. A. de; LUZ, J. A. M.; FERREIRA, E. E. Grau de saponificação de óleos vegetais na flotação seletiva de apatita de minério carbonático. Mineração, Ouro Preto, v.59, n.4, p. 385 – 390, out/dez. 2006.
Como citar:

ARAÚJO, Anderson Magalhães; ADERALDO, Maria Beatriz Barbosa; FREITAS, Ana Gabriela Aguiar de; MALVEIRA, Jackson de Queiroz; RIOS, Maria Alexsandra de Sousa; "BORRA ÁCIDA DO PROCESSAMENTO DO ÓLEO DE SOJA: PROCESSOS REACIONAIS E CARACTERIZAÇÕES", p. 667-673 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-er-008-4991

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações