Resumo - Open Access.

Idioma principal

BIOPROSPECÇÃO DE BIOSSURFACTANTES EM CANDIDA INFANTICOLA UFSJ6A E UFSJ7A

Bastos, Cibele G. ; Almeida, Danielle de ; Carvalho, Fernanda S. ; Parreira, Adriano G. ; Gonçalves, Daniel B. ; Silva, José A. da ; Granjeiro, Paulo A. ;

Resumo:

Biossurfactantes (BS) são compostos produzidos por bactérias, fungos ou leveduras, capazes de reduzir a tensão superficial da água, característica de grande interesse industrial, além de serem considerados não tóxicos e biodegradáveis. Apresentam aplicações potenciais em diversas áreas industriais, como no setor farmacêutico, de cosméticos, petróleo, alimentícios e médico. São moléculas anfipáticas classificadas de acordo com sua estrutura, como glicolipídeos e lipopeptídeos. Os principais microrganismos produtores de biossurfactante são Pseudomonas sp., Bacillus sp. e Candida sp. O objetivo desse trabalho foi realizar a bioprospecção de biossurfactantes a partir da levedura Candida infanticola UFSJ6A e UFSJ7A, isolada de efluente têxtil e a caracterização por teste do colapso da gota e avaliação da tensão superficial. A produção foi efetuada em meio adequado para seu crescimento utilizando óleo de soja como única fonte de carbono, durante 168 horas em um shaker a 28°C. Em seguida, foi realizado o método de extração com solventes orgânicos clorofórmio:metanol:butanol (1:1:1). Este procedimento foi efetuado em ambas as linhagens de C. infanticola e assim realizando o teste de colapso da gota, onde se comparou com a água, observou-se que apenas o produto obtido da C. infanticola UFSJ7A espalhou-se, indicando a presença de uma substância tensoativa, sendo necessário medir a tensão das amostras. O produto obtido da C. infanticola UFSJ6A e 7A reduziram a tensão de 72mN/m (tensão superficial da água) para 35mN/m em uma concentração de 20mg/mL e 5mg/L, respectivamente. Concluímos que o método de extração foi eficiente para isolar o BS e a redução de tensão superficial do BS foi um avanço para a descoberta de um microrganismo produtor de BS, porém são necessários novos ensaios para a completa caracterização estrutura e abrir perspectivas para sua aplicação em vários setores produtivos.

Resumo:

Palavras-chave: biossurfactante, candida infanticola, tensão superficial,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0051

Referências bibliográficas
Como citar:

Bastos, Cibele G.; Almeida, Danielle de; Carvalho, Fernanda S.; Parreira, Adriano G.; Gonçalves, Daniel B.; Silva, José A. da; Granjeiro, Paulo A.; "BIOPROSPECÇÃO DE BIOSSURFACTANTES EM CANDIDA INFANTICOLA UFSJ6A E UFSJ7A", p. 31-32 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0051

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações