fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO TERMO-CINÉTICA DO EFLUENTE DOS REATORES DE UMA UNIDADE DE HDT DE DIESEL.

ALBUQUERQUE, D. F. de; DANIELSKI, L.; OLIVEIRA, P. E. L. de;

Artigo:

Durante sua obtenção, o óleo diesel pode conter substâncias capazes de alterar a especificação exigida no produto final. Assim, para garantir a qualidade do diesel em relação à emissão de poluentes, as refinarias vêm adequando seus processos para tratamento por processos de hidrorrefino. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma modelagem matemática para uma unidade de HDT de diesel utilizando o Aspen HYSYS como ferramenta computacional. Foram simuladas duas condições de arranjos, a primeira (sem a injeção de água na corrente gasosa), obtendo-se uma corrente de diesel antes da purificação com 1,62% (v/v) de H2S, e a segunda (com injeção de água), com diesel a 0,86% (v/v) de H2S. Com base nos modelos reacionais propostos e nas condições operacionais utilizadas, foram obtidas conversões satisfatórias tanto para a reação de HDS (65 %) quanto para a de HDN (37 %). A temperatura adequada de entrada da carga no reator foi de 347 °C para manter a temperatura de processo em torno de 370 °C.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1618-18404-178241

Referências bibliográficas
  • [1] ANCHEYTA, J.; MEDEROS, F.S.; RODRÍGUEZ, M.A; ARCE, E. Dynamic modeling and simulation of catalytic hydrotreating reactors. Energy Andamp; Fuels (2006), vol. 20, pp. 936-945.
  • [2] BARBOSA, Leandro Chagas. Captura de CO2 e H2S com soluções aquosas de alcaonlamnias via destilação reativa. Tese de doutorado em Engenharia Química – UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.
  • [3] BOESEN, Rasmus Risum. Investigation and Modeling od Diesel Hydrotreating Reactions. Ph.D. Thesis. Technical University of Denmark – Kgs. Lyngby, 2010.
  • [4] COELHO, Filipe Alves. Estudo para Utilização de Simuladores na Operação de Unidades de HDT de Diesel. Relatório de Estágio de Engenharia Química – UFAL, Maceió, 2012.
  • [5] HALDOR TOPSOE. Reactor internals: optimising catalyst performance, 2013.
  • [6] MAIBOOM, Alain; TAUZIA, Xavier. NOx and PM emissions reduction on an automotive HSDI Diesel engine with water-in-diesel emulsion and EGR: An experimental study. Fuel (2011), v. 90, pp. 3179-3192.
  • [7] MARAFI, A.; Al-Hindi, A.; STANISLAUS, A. Deep desulfurization of full range and low boiling diesel streams from Kuwait Lower Fars heavy crude. Fuel Processing Technology (2007), n. 88, pp.905-911.
  • [8] STANISLAUS, Antony; MARAFI, Abdulazeem; RANA, Mohan S. Recent advances in the science and technology of ultra low sulfur diesel (ULSD) production. Catalysis Today (2010), v. 153, pp. 1-6
  • [9] TOLEDO, E.C.V.; MEYER, J.F.C.A.; MACIEL FILHO, R. Modelagem dinâmica de um reator de hidrotratamento. 3º Congresso Brasileiro de PAndamp;D em Petróleo e Gás, Salvador, 2005.
Como citar:

ALBUQUERQUE, D. F. de; DANIELSKI, L.; OLIVEIRA, P. E. L. de; "AVALIAÇÃO TERMO-CINÉTICA DO EFLUENTE DOS REATORES DE UMA UNIDADE DE HDT DE DIESEL.", p. 12696-12703 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1618-18404-178241

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações