Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

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AVALIAÇÃO TERMO-CINÉTICA DO EFLUENTE DOS REATORES DE UMA UNIDADE DE HDT DE DIESEL.

ALBUQUERQUE, D. F. de ; DANIELSKI, L. ; OLIVEIRA, P. E. L. de ;

Artigo:

Durante sua obtenção, o óleo diesel pode conter substâncias capazes de alterar a especificação exigida no produto final. Assim, para garantir a qualidade do diesel em relação à emissão de poluentes, as refinarias vêm adequando seus processos para tratamento por processos de hidrorrefino. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma modelagem matemática para uma unidade de HDT de diesel utilizando o Aspen HYSYS como ferramenta computacional. Foram simuladas duas condições de arranjos, a primeira (sem a injeção de água na corrente gasosa), obtendo-se uma corrente de diesel antes da purificação com 1,62% (v/v) de H2S, e a segunda (com injeção de água), com diesel a 0,86% (v/v) de H2S. Com base nos modelos reacionais propostos e nas condições operacionais utilizadas, foram obtidas conversões satisfatórias tanto para a reação de HDS (65 %) quanto para a de HDN (37 %). A temperatura adequada de entrada da carga no reator foi de 347 °C para manter a temperatura de processo em torno de 370 °C.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1618-18404-178241

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Como citar:

ALBUQUERQUE, D. F. de; DANIELSKI, L.; OLIVEIRA, P. E. L. de; "AVALIAÇÃO TERMO-CINÉTICA DO EFLUENTE DOS REATORES DE UMA UNIDADE DE HDT DE DIESEL.", p. 12696-12703 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1618-18404-178241

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