Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA E REOLÓGICA DO PÓ DE GRAVIOLA OBTIDO A PARTIR DO PROCESSO DE SECAGEM DE MISTURAS DE GRAVIOLA E LEITE EM SECADOR DE LEITO DE JORRO

CARLOS, G. F. ; MACHADO, A. K. T. ; DELMIRO, T. M. ; MACHADO, I. P. ; de MEDEIROS, M. F. D. ;

Artigo Completo:

Misturas de polpa de graviola com adição de 30 e 50% de leite foram secas em secador de leito de jorro com partículas inertes de polietileno de alta densidade nas temperaturas de 70 e 90°C. A polpa in natura e as misturas foram caracterizadas quanto ao teor de umidade, sólidos solúveis, pH e acidez total titulável e massa específica sendo avaliado o comportamento reológico das mesmas com determinação da viscosidade aparente e do índice de fluxo do fluido.  Realizaram-se análises de umidade, atividade de água, acidez total titulável e solubilidade do produto em pó. O pó foi reconstituído em água e submetido à determinação da massa específica e avaliação do comportamento reológico. A adição do leite interferiu no comportamento reológico das misturas, no entanto, estas continuaram se comportando como fluidos não newtonianos com características pseudoplásticas, apresentando viscosidades aparentes inferiores a da polpa in natura. Os pós obtidos apresentaram elevada solubilidade em água, atividade de água e umidade dentro da faixa que contempla estabilidade microbiológica e condições adequadas para conservação e armazenamento. A mistura reconstituída apresentou características físicas e químicas compatíveis com a mistura original demonstrando o baixo impacto do processo sobre o produto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-415-34032-264852

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, A. R. F. Análise da secagem de pastas em leito de jorro. 2009. 165f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Departamento de Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
  • [2] ALSINA, O.L.S.; MORAIS, V.L.M.; LIMA, L.M.R.; SOARES, F.H.L. Studies on the performance of the spouted bed dryer for the dehydration of West Indian cherry pulp. In: Drying''96. Mujumdar, A.S. ed.. Hemisphere Publishing Corp., New York, p.867- 87 1996.
  • [3] ALVARADO, J. D.; AGUILERA, J. M. Métodos para medir Propriedades Físicas em Indústrias de Alimentos. Ed. Acribia S.A. Zaragoza, 2001, p.410.
Como citar:

CARLOS, G. F.; MACHADO, A. K. T.; DELMIRO, T. M.; MACHADO, I. P.; de MEDEIROS, M. F. D.; "AVALIAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA E REOLÓGICA DO PÓ DE GRAVIOLA OBTIDO A PARTIR DO PROCESSO DE SECAGEM DE MISTURAS DE GRAVIOLA E LEITE EM SECADOR DE LEITO DE JORRO", p. 2201-2206 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-415-34032-264852

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações