Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE PROJETO PADRÃO PROINFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIMÉTODOS NO CMEI - ESPAÇO DA INFÂNCIA

NATALINO, Maria Luiza Rodrigues ; ÁVILA, Vinícius Martins ;

Artigo Completo:

Este artigo consiste no relato do estudo de caso do Espaço da Infância, projeto padrão Proinfância, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. Pretende-se enfatizar a avaliação de aspectos comportamentais através de análise crítica dos métodos, Vistoria, Passeio Walkthrough, Mapa Comportamental, Desenho Temático e Poema dos Desejos. Explicitando a relevância da seleção de métodos adequados para mapear percepções dos usuários, descrevendo as dinâmicas de aplicação dessas técnicas, comparando-as e indicando tecnologias para auxiliar a Avaliação Pós-Ocupação (APO). Entende-se que a difusão de experiências em APO contribui para produções nessa área e estimula a atuação de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Avaliação Pós-Ocupação; Métodos; Educação; Tecnologia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-eneac2016-AMB07-1

Referências bibliográficas
  • [1] AIELLO-VAISBERG, T.M.J. Investigação de representações sociais. In: TRINCA, W. (org.) Formas de investigação clínica em Psicologia: procedimentos de desenhos de família com estórias. São Paulo: Vetor, 1997. p.267-268.
  • [2] BARROS, L. A. F.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Avaliação de projeto padrão de creche em conjuntos habitacionais de interesse social: o aspecto da implantação. São Paulo: NUTAU/FAU/USP, 200
  • [3] BECHTEL, R. B. Avaliação Pós Ocupação. Manuscrito não publicado. Universidade do Arizona, Tucson, EUA, 1989.
  • [4] BRASIL. Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007. Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: Acesso em: 22 fev. 2015.
  • [5] CAU. Resolução N° 51. Brasília: CAU/BR, jun. 2013. Disponível em: Acesso em: 07 maio 201
  • [6] ELALI, G. A. Ambientes para educação infantil: um quebra cabeça? Contribuição metodológica na Avaliação Pós-Ocupação de edificações e na elaboração de diretrizes para projetos arquitetônicos na área, São Paulo: USP, 2002.
  • [7] FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ministério da Educação, Brasil. Programa Proinfância. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2015.
  • [8] LYNCH, K. The Image of the City. Cambridge MA: MIT Press, 1960.
  • [9] MARANS, R. W.; SPRECHELMEYER. Evaluating built environments: a behavioral approach. Ann Harbor, Michigan: The University of Michigan/Institute for Social Research and the College of Architecture and Urban Planning, 1987.
  • [10] ORNSTEIN, S. Avaliação Pós-Ocupação (APO) do ambiente construído. Marcelo Roméro (colaborador). São Paulo: Studio Nobel, 1992.
  • [11] PÁSCOA, O. N. F. A Qualidade do lugar em escola pública padronizada do Rio de Janeiro. Estudo de caso: Escola Municipal Tia Ciata. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
  • [12] PNE. Plano Nacional de Educação. Lei n. 13.005. Brasília, 2014. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2015.
  • [13] RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G. A.; BRASILEIRO, A.; ALCANTARA, D.; QUEIROZ, M. Observando a qualidade do lugar: Procedimentos para a Avaliação Pós-Ocupação. Rio de Janeiro: PROARQ/FAU/UFRJ, 2009.
  • [14] ROSSI, P. H.; FREEMAN, H. E. Evaluation – A Systematic Approach. Newbury Park, Sage Publications, 1989.
  • [15] ROSSO, T. Racionalização da Construção. São Paulo: FAUUSP, 1980.
  • [16] SANOFF, H. Visual research Methods in Design. Nova York: Van Nostrand Reinhold, 1991. SOMMER, B.; SOMMER, R. A Practical Guide to Behavioral Research: Tools and Techniques. Nova York: Oxford University Press, 1997.
  • [17] TCU. Tribunal de Contas da União. GRUPO I – CLASSE V – Plenário TC 011.441/2012-7. Relatório de Auditoria. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília, 2012. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2015.
  • [18] TRINCA, W. A investigação clínica da personalidade: o desenho livre como estímulo de apercepção temática. Belo Horizonte: Interlivros, 1976.
  • [19] WORLDPANEL, K. Smartphone OS sales market share. Barcelona, 2015. Disponível em: Acesso em: 21 nov. 2015.
Como citar:

NATALINO, Maria Luiza Rodrigues; ÁVILA, Vinícius Martins; "AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE PROJETO PADRÃO PROINFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIMÉTODOS NO CMEI - ESPAÇO DA INFÂNCIA", p. 631-642 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-eneac2016-AMB07-1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações