Resumo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TECLADOS DO TIPO QWERTY PRESENTES EM SMARTPHONES EQUIPADOS COM TELAS DE 3,5 A SEIS POLEGADAS EM TAREFAS DE INSERÇÃO DE TEXTOS EM PORTUGUÊS

Pirk, Marcelo de Carvalho ; Dantas, Denise ;

Resumo:

Este artigo apresenta resultados de testes de inserção de textos em português em dispositivos móveis equipados com telas sensíveis ao toque e teclados virtuais do tipo QWERTY, por meio dos quais se buscou analisar a eficiência do design do teclado e em que medida este influencia a ocorrência de erros e a performance geral obtida por diferentes usuários. Nos testes conduzidos neste experimento, foi solicitado a oito participantes com diferentes perfis que inserissem frases predefinidas cuja característica principal é a utilização de todas as letras do alfabeto, podendo ou não apresentar acentuação ou pontuação, em diversos aparelhos, configurados de diferentes formas quanto ao uso de autocorretores e tecnologias assistentes. A interação dos usuários com o teclado foi gravada em vídeo, de forma a possibilitar a análise visual dos diferentes tipos de empunhadura empregados, as preferências do usuário relativas ao uso de tec nologias de assistência à digitação, a ocorrência de erros na digitação das frases, as maneiras como estes são corrigidos em cada configuração apresentada e o percurso dos dedos pelo teclado. Por meio do cruzamento dos dados contabilizados na análise de cada vídeo com as características das frases e dos aparelhos em cada fase do teste, foi possível estabelecer diferentes relações entre a configuração utilizada e performance obtida pelo usuário. Os resultados dos testes mostraram que as tecnologias de assistência à digitação têm grande influência no modo como os usuários pesquisados digitam textos, sobretudo no tocante às peculiaridades da língua portuguesa (tais como o elevado uso de acentos e caracteres especiais), havendo casos nos quais os usuários puderam ignorar o processo de acentuação e uso de cedilhas e estes foram corrigidos com sucesso pelos autocorretores utilizados. Uma análise preliminar do mapeamento das teclas e do percurso dos dedos durante a digitação revelou que a dimensão das teclas, nos aparelhos estudados, seria suficiente se considerado o eixo ve rtical, mas inadequado se considerado o eixo horizontal. O estudo também revelou que, se considerada a inserção de textos por meio do uso de dois polegares, a divisão da carga entre os dois dedos é feita arbitrariamente por cada usuário e mantida, independente do tipo de frase a ser digitada, sugerindo, desta forma, caminhos para a análise da adequação do arranjo QWERTY às especificidades da língua portuguesa.

Artigo selecionado para publicação na ERGODESIGN & HCI (http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci) — Disponível em breve   

Resumo:

Palavras-chave: design de teclado; telas sensíveis ao toque; autocorretores; predição de palavras; interface digital; smartphones; ergonomia; human-computer interaction,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0346

Referências bibliográficas
  • [1] FIRMINO, Júlio César Ferreira. Questões Prévias Sobre Metodização de Mensagens Textuais Via Telofones Móveis, Cadernos do CNLF, Vol. XV, Nº 5, t. 3. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 201 p. 2445-2456.
  • [2] KRISTENSSON, Per Ola. Five challenges for intelligent text entry methods, AI Magazine, Vol. 30, Nº4, 2009. p.85-94. Disponível na internet por http em: < http://www.aaai.org/ojs/index.php/aimagazine/article/viewArticle/2269>. Acesso em: 05 Abr. 2015
  • [3] LIEBOWITZ, Stan J. and MARGOLIS, Stephen E., The Fable of the Keys. Famous Fables of Economics, Dan Spulber, (ed.), Blackwell Publishers, 2002; Journal of Law and Economics, Vol. 30, No. 1, 1990. p. 1-26.
  • [4] OULASVIRTA, Antti. Et. al. Improving two-thumb text entry for touchscreen devices. Proceedings of CHI 2013, ACM Press, to appear.
  • [5] PARHI, Pekka, KARLSON, Amy K., BEDERSON, Benjamin B., Target size study for one-handed thumb use on small touchscreen devices, Proceedings of the 8th conference on Human-computer interaction with mobile devices and services, Helsinki, Finlandia, 2006.
  • [6] SILVA, Salif Diallo Aguês da Cruz. Design do teclado. Os factores históricos, tecnológicos e ergonómicos, a interacção Humano-Computador e os dispositivos de entrada. 155 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa, Portugal, 2009.
Como citar:

Pirk, Marcelo de Carvalho; Dantas, Denise; "AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TECLADOS DO TIPO QWERTY PRESENTES EM SMARTPHONES EQUIPADOS COM TELAS DE 3,5 A SEIS POLEGADAS EM TAREFAS DE INSERÇÃO DE TEXTOS EM PORTUGUÊS", p. 4027-4038 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0346

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações