Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE ÍCONES DE APLICATIVO DE DISPOSITIVO MÓVEL UTILIZADO COMO APOIO EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS NA IDADE PRÉ-ESCOLAR

EVALUATION DEVICE APPLICATION ICONS USABILITY MOBILE USED AS EDUCATIONAL SUPPORT FOR CHILDREN IN PRESCHOOL AGE

SANTOS, Fernanda Mendes de Vuono; FREITAS, Sydney Fernandes de;

Artigo:

Ícones utilizados em aplicativos de jogos educativos infantis para dispositivos móveis apresentam sérios problemas de usabilidade que induzem as crianças a erros e levam à desmotivação. Este artigo apresenta os resultados de um estudo dos ícones utilizados na construção da interface do aplicativo de um livro de jogos educativos para crianças na faixa de três a cinco anos, seu reconhecimento na idade pré-escolar e consequente eficácia no auxílio da educação. Após a definição da amostra e a seleção da atividade aplicou-se a técnica avaliação cooperativa. Conclui-se com a apresentação de diretrizes para atividade projetual de ícones para crianças.

Artigo:

Educational game icons used in mobile devices applications for children have significant usability problems that may induce to errors and demotivation. This article addresses the results of a study of a mobile application interface icons used in a book of educational games for children between the ages of three and five years old in regards to its value and effectiveness as an education aid to a preschooler’s curriculum. A cooperative evaluation technique was applied over the data sample and the selection of activities. We conclude with the recommendation and guidelines for project design for icons for children.

Palavras-chave: Ergonomia, Dispositivo Móvel, Educação Infantil, Usabilidade, Ícones., Ergonomics, Mobile Device, Child Education, Usability, Icons.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-117-U004

Referências bibliográficas
  • [1] CHERUBIN, Karina Gomes. Para lidar com a geração Z, professores recorrem a redes sociais. Disponível em:Andlt;http://mpcidadania.ning.com/profiles/blogs/para-lidar-com-geracao-z-professor-recorre-as-redes-sociaisAndgt;. Acesso em: 22 jul. 2014, 19:45:50.
  • [2] CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
  • [3] LEE, V.; SCHNEIDER, H.; SCHELL, R. Aplicações móveis: Arquitetura, Projeto e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Pearson, 2005.
  • [4] MONK, A.; WRITGHT, P.; HABER, J.; DAVENPORT L. Imporving your human-computer interface: A practical technique. London: Prentice-Hall, 1993.
  • [5] NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web: Projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
  • [6] OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y - O Nascimento de uma nova Versão de Líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
  • [7] SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Design Participativo. Técnicas de inclusão de usuários no processo ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.
  • [8] SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Avaliação e projeto no design de interfaces. Teresópolis, RJ: 2AB, 2012.
  • [9] SHINYASHIKI, Eduardo. Educação e as crianças da geração Z. Disponível em: Andlt;http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/educacao-e-as-criancas-da-geracao-z/26948/Andgt;.Acesso em: 22 jul. 2014, 20:30:30.
Como citar:

SANTOS, Fernanda Mendes de Vuono; FREITAS, Sydney Fernandes de; "AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE ÍCONES DE APLICATIVO DE DISPOSITIVO MÓVEL UTILIZADO COMO APOIO EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS NA IDADE PRÉ-ESCOLAR", p. 1361-1373 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-117-U004

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações