Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO DE VARIÁVEIS GEOMÉTRICAS SOBRE A EFICIÊNCIA DE SEPARAÇÃO, A RAZÃO DE LÍQUIDO E O DIÂMETRO DE CORTE REDUZIDO EM UM HIDROCICLONE OTIMIZADO

KYRIAKIDIS, YANNE NOVAIS; SALVADOR, FERNANDA FALQUETO; BARROZO, MARCO ANTONIO DE SOUZA; VIEIRA, LUIZ GUSTAVO MARTINS;

Artigo Completo:

Hidrociclones são separadores cônico-cilíndricos destinados à separação sólido-líquido ou líquido-líquido. Sua aplicação é amplamente difundida nos mais variados setores industriais e, a depender da finalidade almejada pelo usuário (concentração ou classificação), é possível potencializar o desempenho desses equipamentos mediante alterações de dimensões geométricas do hidrociclone. Assim, este trabalho teve como objetivo estudar experimentalmente o efeito da interação de duas variáveis geométricas (diâmetro do orifício de underflow e comprimento de vortex finder) sobre as respostas eficiência total, razão de líquido e diâmetro de corte reduzido em um hidrociclone que possui otimizadas as relações geométricas das principais variáveis de projeto. De acordo com os resultados experimentais, o hidrociclone em questão não apresentou alterações significativas em sua eficiência total na região de busca utilizada para ambas as variáveis analisadas, ao passo que em termos de razão de líquido, essa resposta foi influenciada significativamente apenas pelo diâmetro do orifício de underflow, apresentando comportamento linear e diretamente proporcional. Com relação ao diâmetro de corte reduzido, este também sofreu efeitos apenas do diâmetro do orifício de underflow, mas em menor intensidade do que a razão de líquido, apresentando comportamento linear e inversamente proporcional.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-PS-613

Referências bibliográficas
  • [1] MASSARANI, G. Projeto e análise do desempenho de ciclones e hidrociclones ii. In: XVII Encontro Nacional sobre Escoamento em Meios Porosos, 1989, São Carlos. Anais... São Carlos, 1989, p. 125-136.
  • [2] SILVA, D. O. Hidrociclones: Um Estudo de Otimização e Análise do Efeito das Variáveis Geométricas Utilizando Técnicas Experimentais e de CFD. 201 189f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 201
  • [3] SVAROVSKY, L. Hydrocyclones. Eastbourne, UK: Holt, Rinehart Andamp; Winston, 1984.
  • [4] VIEIRA, L. G. M. Otimização dos Processos de Separação em Hidrociclones Filtrantes. 2006. 298f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
Como citar:

KYRIAKIDIS, YANNE NOVAIS; SALVADOR, FERNANDA FALQUETO; BARROZO, MARCO ANTONIO DE SOUZA; VIEIRA, LUIZ GUSTAVO MARTINS; "AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO DE VARIÁVEIS GEOMÉTRICAS SOBRE A EFICIÊNCIA DE SEPARAÇÃO, A RAZÃO DE LÍQUIDO E O DIÂMETRO DE CORTE REDUZIDO EM UM HIDROCICLONE OTIMIZADO", p. 1121-1128 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-PS-613

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações