Dezembro 2014 vol. 1 num. 5 - II Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Avaliação Da Efetividade Do STAR – Programa De Treinamento De Equipes De Instituições De Longa Permanência Para Idosos – Na Versão Para A Língua Portuguesa Do Brasil

Dalpai, D. ; Reis, R.C. ; Camozzato, A. ;

Resumo:

O treinamento dos cuidadores de idosos com demência é uma das intervenções recomendadas para o tratamento de sintomas psicológicos e comportamentais da demência (SPCD). Staff Training for Assisted Living Residences (STAR) é um programa de treinamento de equipes de instituições de longa permanência para idosos, porém, há necessidade de validação da versão para a língua portuguesa do Brasil. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em avaliar a efetividade do STAR na redução dos SPCD e do desgaste dos cuidadores e no aperfeiçoamento das habilidades de manejo destes sintomas por parte da equipe. Método: este foi um ensaio clínico controlado não randomizado. Os SPCD foram quantificados pelo Inventário Neuropsiquiátrico (NPI). A escala de desgaste do NPI (NPI-D) e o Inventário de Sobrecarga de Zarit (ZBI) quantificaram o desgaste que os sintomas dos residentes causam aos cuidadores e a Escala de Estratégias de Gerenciamento da Demência (EEGD) avaliou o incremento nas habilidades de manejo dos cuidadores. Foram avaliados 22 residentes com SPCD e 17 cuidadores. O teste t de Student para medidas repetidas ou o teste de Wilcoxon foram usados para comparar os grupos. A ANOVA de medidas repetidas com ajustamento foi usada para controlar o efeito de covariáveis. Resultados: o NPI (frequência x gravidade) não diferiu entre os grupos na análise não ajustada. Depois do ajuste para educação do residente houve uma melhora significativa (p=0,048) no grupo intervenção, com um Eta ao quadrado parcial de 0,181. Quanto menor o nível educacional, mais benéfico foi o treinamento. Os escores de NPI-D, ZBI e EEGD não diferiram entre os grupos intervenção e controle. Conclusões: o STAR foi parcialmente efetivo na redução dos SPCD em uma amostra brasileira e não apresentou efeitos no desgaste e no incremento nas habilidades de manejo dos cuidadores. Efeito de diluição, não cegamento e seguimento curto podem ter limitado os resultados.

Resumo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-II-cbmh-021

Referências bibliográficas
Como citar:

Dalpai, D.; Reis, R.C.; Camozzato, A.; "Avaliação Da Efetividade Do STAR – Programa De Treinamento De Equipes De Instituições De Longa Permanência Para Idosos – Na Versão Para A Língua Portuguesa Do Brasil", p. 3 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-II-cbmh-021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações