Abstract - Open Access.

Idioma principal

Avaliação da Colheita e Pós-Colheita do Açaí Produzido por Um Empreendimento Solidário

Avaliação da Colheita e Pós-Colheita do Açaí Produzido por Um Empreendimento Solidário

neves, Elisa Cristina Andrade ; Lima, Consuelo Lúcia Sousa de ; SOUZA, JESUS NAZARENO SILVA ; COLAÇO, RAFAELA MARACAJÁ ; TELECK, CARLOS AUGUSTO ;

Abstract:

A construção conceitual e a prática da sustentabilidade na Amazônia representam um desafio fundamental para a agricultura familiar, que apontam para novos modelos de desenvolvimento, integrando recursos naturais com produção de alimentos, profundas transformações sociais e economia do país, por ser responsável por grande parte da produção de alimentos. Os produtos regionais têm conquistado nichos de mercado de alto valor agregado, a partir dos recursos naturais disponíveis na região, como o açaí, que está em estreita sintonia com o consumidor. Portanto, os produtores familiares devem ter cuidados especiais para eliminar os riscos de contaminação dos alimentos, principalmente na colheita e pós-colheita. Os objetivos foram identificar e apresentar sugestões de melhorias na colheita e pós-colheita do açaí produzido por agricultores familiares de um empreendimento solidário no Pará. Foram realizadas visitas na base dos núcleos fornecedores dos frutos açaí onde foram levantados os pontos críticos do processo de colheita e pós-colheita. Verificou-se que os peconheiros durante a colheita dos frutos, ainda utilizavam short e blusa, estavam descalços e subiam nos açaizeiros, que tem em média 30m de altura, com a faca na boca ou no cós do short e não realizavam seleção do cacho. Os cachos eram depositados sobre lonas e na debulha os frutos eram colocados em cestos (paneiro ou rasa) de difícil higienização. Os paneiros eram empilhados uns sobre os outros no porto do agricultor, desprotegidos, em contato direto com assoalho, animais domésticos, combustível, etc., podendo atrair insetos (barbeiro). Foram realizados treinamentos com os agricultores para melhorar a qualidade da matéria-prima, indicando que deveriam utilizar uniformes, botas, luvas, cinto com bainha para guardar facão, higienizar lonas, utilizar basquetas para facilitar higienização e empilhamento, realizar seleção dos frutos, armazenar em local protegido e transportar em barcos limpos. A avaliação das Boas Práticas Agrícolas demonstrou que ainda é preciso ser adotado muitos cuidados durante a colheita e pós-colheita para o fortalecimento do empreendimento através do incentivo à qualidade de toda essa cadeia produtiva, garantindo assim produtos elaborados dentro das condições higiênico-sanitárias, agregados de valor e diminuindo os perigos que podem afetar a saúde dos consumidores.

Abstract:

Palavras-chave: Boas Práticas Agrícolas, Peconheiros, Frutas amazônicas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-105

Referências bibliográficas
Como citar:

neves, Elisa Cristina Andrade; Lima, Consuelo Lúcia Sousa de; SOUZA, JESUS NAZARENO SILVA; COLAÇO, RAFAELA MARACAJÁ; TELECK, CARLOS AUGUSTO; "Avaliação da Colheita e Pós-Colheita do Açaí Produzido por Um Empreendimento Solidário", p. 211-212 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-105

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações