Abstract - Open Access.

Idioma principal

Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Óleo Essencial de Rosmarinus Officinalis Frente À Alicyclobacillus Acidoterrestris.

Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Óleo Essencial de Rosmarinus Officinalis Frente À Alicyclobacillus Acidoterrestris.

Silva, Angela Aparecida ; Santos, Idinea Fernandes ; Anjos, Márcia Maria ; Ruiz, Suelen Pereira ; Pascoli, Isabela Carolini ; Prado, Daniela Biral ; Mikcha, Jane Martha Graton ; Júnior, Miguel Machinski ; Abreu Filho, Benício Alves ;

Abstract:

A procura por alimentos e por uma vida mais saudável vem crescendo consideravelmente. O suco de laranja concentrado é um produto com grande importância comercial e nutricional. Alicyclobacillus acidoterrestris é um bacilo acidotermorresitente e formador de esporos, fato que contribui para seu crescimento e desenvolvimento em alimentos acidificados, mesmo que estes passem por processo de pasteurização. A presença de A. acidoterrestris no suco de laranja é um indicativo de que o produto está fora do padrão de qualidade, ou seja, existe a presença de micro-organismos. Por isto, há muitas pesquisas com uso de os óleos essenciais e sua aplicação em vários ramos, inclusive na área alimentar, pois possuem boa aceitabilidade pelo consumidor, além de serem classificados pela FDA (Food and Drug Administration) como GRAS (Generally Recognized as Safe). Este trabalho mostra a ação do óleo essencial de Rosmarinus officinalis frente à A. acidoterrestris (CBMAI 0244Andlt;supAndgt;TAndlt;/supAndgt;) através da técnica da microdiluição seriada em placa de 96 poços. Através deste ensaio foi possível avaliar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM). Em nossos ensaios, foi utilizado o meio de cultura BAT (Bacillus acidoterrestris), com pH 4,0 ajustado com HCl/NaOH 1mol/L. As concentrações do óleo essencial avaliado variou de 2.000 à 25.000 µg/mL. Para a avaliação da CIM foram realizadas microdiluições seriadas contendo um volume total em cada poço da microplaca de 100 µL da solução (meio de cultura e óleo essencial), em seguida adicionados 5 µL do inóculo bacteriano na concentração de 10Andlt;supAndgt;4Andlt;/supAndgt; UFC/mL e incubado por 24 horas a 45 ºC. A CIM foi considerada como a menor concentração capaz de inibir o crescimento de A. acidoterrestris no poço da microplaca. Para avaliação da CBM, foram realizados microcultivos de 10 µL em placa ágar BAT dos poços que não houveram crescimento bacteriano observado visivelmente. A CBM foi considerada como o não crescimento de colônias após plaqueamento seguido de incubação por 24 horas a 45 ºC. A CIM e a CBM obtidas foram de 2.000 e 25.000 µg/mL, respectivamente. Foi observado uma redução microbiana de 3,43 Log UFC/mL no tratamento empregando uma concentração de 2.000 µg/mL do óleo essencial. Os resultados sugerem que o óleo essencial de R. officinalis pode ser utilizado como agente antimicrobiano frente à A. acidoterrestris, apesar de não apresentar bons resultados quando a concentração empregada, no entanto são necessárias mais pesquisas quanto a sua ação combinada com outros agentes antibacterianos naturais, sua citotoxicidade e sua aplicação em sucos concentrados de laranja.

Abstract:

Palavras-chave: Alicyclobacillus acidoterrestris, agente antibacteriano, Rosmarinus officinalis, suco de laranja,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-299

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Angela Aparecida; Santos, Idinea Fernandes; Anjos, Márcia Maria; Ruiz, Suelen Pereira; Pascoli, Isabela Carolini; Prado, Daniela Biral; Mikcha, Jane Martha Graton; Júnior, Miguel Machinski; Abreu Filho, Benício Alves; "Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Óleo Essencial de Rosmarinus Officinalis Frente À Alicyclobacillus Acidoterrestris.", p. 63-64 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-299

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações