Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?

FAVARÃO, Cláudia Fátima de Melo ; SALVI, Rosana Figueiredo ;

Artigo:

As conversas referentes ao processo de avaliação da aprendizagem, nas escolas estaduais nas quais atuo como professora de Geografia sempre gerou inquietação. Os questionamentos levantados na experiência vivida levaram a construção teórica de uma dissertação a respeito da concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o processo de avaliação da aprendizagem. As dúvidas e incertezas construíram e reconstruíram nossa formação pedagógica, provocando novas problematizações que reverberaram nas seguintes questões: - Compreendo o que significa avaliar? - Os conceitos geográficos estão sendo ensinados e aprendidos? - Como? - Qual o tipo de avaliação que realizo em sala de aula? - Será que a avaliação chamada de classificatória ainda persiste nas salas de aula? - Por quê? - Qual o significado da Avaliação Classificatória e de avaliação Formativa? - A avaliação formativa é colocada em prática? Os erros estão sendo considerados nas aulas de Geografia como parte do processo de construção da aprendizagem? Os resultados apontam o difícil percurso para a construção de uma avaliação voltada para a formação humana.

Artigo:

Palavras-chave: Avaliação. Classificatória. Formativa.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt19_9

Referências bibliográficas
  • [1] ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer: examinar para excluir Tradução de Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002. Tradução de: Evaluar para conocer, examinara para excluir.
  • [2] BLACK, Paul. Can teachers use assessment to improve learning? British Journal of Curriculum & Assessment. v. 5, n. 2, p. 7-11, 1995. Artigo traduzido e publicado com a autorização do autor e da Editora Hodder and Stoughton. Tradução de Fernando Zan Vieira. Disponível em: Acesso em: 14 jul. 201
  • [3] ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano. s/d. Disponível em: . Acesso em: 15abr. 2016.
  • [4] ______. Repensando o fracasso escolar. Cadernos Cedes, Campinas, n. 28, p.7586, 1992.
  • [5] ______. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
  • [6] ______. Avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista Brasileira de Educação. n.19, Jan./Fev./Mar./Abr. 2002.
  • [7] ______. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  • [8] ______. Sala de Aula – dos lugares fixos aos entrelugares fluidos. Revista Portuguesa de Educação, Minho, Portugal, v. 19, n.2, p. 7-20, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2011.
  • [9] ______. (Org.). Escola, currículo e avaliação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 5 v.
  • [10] FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2012.
  • [11] HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
  • [12] HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
  • [13] LOPES, Sérgio Luis. A (anti) Pedagogia da nota na escola. 2006. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2011.
  • [14] LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas. 1992. 235 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992. 1v.
  • [15] ______. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12, fev/abr, 2000. P. 2. https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf
  • [16] ______. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicações e Eventos, 2003.
  • [17] ______. A avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
  • [18] ______. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  • [19] PELISSONI, Adriane M. Soares. Objetivos educacionais e avaliação da aprendizagem. Anuário da Produção acadêmica docente, v. 3, n. 5, p.129-139, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2012.
  • [20] PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Tradução de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999. Tradução de: L’évaluation deséleves: de La fabrication de l’ excellence à La régulation dês apprentissages. Entre deux logiques.
  • [21] RIBEIRO, Elizabete Aparecida Garcia. Avaliação formativa em foco: concepção e características no discurso discente. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
  • [22] SANTOS GUERRA, Miguel Ángel. Uma flecha no alvo: a avaliação como aprendizagem. Tradução de Luciana Moreira Pudenzi. São Paulo: Edições Loyola, 2007. Tradução de: Una flecha en la diana: La evaluación como aprendizaje.
  • [23] TEIXEIRA, Josele; NUNES, Liliane. Avaliação escolar: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
  • [24] VILLAS BOAS, Maria Benigna de Freitas. Compreendendo a avaliação formativa. In: VILLAS BOAS, Maria Benigna de Freitas (Org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas: Papirus, 2011. Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico. p. 13-42.
  • [25] ZANATTO, Rinaldo. Perfil motivacional dos alunos de Arquitetua: um estudo exploratório. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2010.
Como citar:

FAVARÃO, Cláudia Fátima de Melo; SALVI, Rosana Figueiredo; "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?", p. 1555-1565 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt19_9

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações