Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Associação entre Polimorfismos dos Genes AMELX e ENAMEN e Cárie Dentária em Crianças de Londrina-PR

Costa, Paula Marino ; Venante, Helena Sandrini ; Poleti, Marcelo Lupion ; Oltramari-Navarro, Paula Vanessa Pedron ; Poleti, Thais Maria Freire Fernandes ; Frederico, Regina Célia Poli ;

Resumo:

Para o desenvolvimento da doença cárie são necessários diversos fatores que atuam em conjunto para que ela se instale. Para sua prevenção deve-se tentar englobar o maior número possível de fatores envolvidos, sendo os principais: a higiene bucal, alimentação e o controle das principais bactérias cariogênicas. Atualmente, estudos tem provado que há a influência genética na suscetibilidade do hospedeiro, principalmente nos genes que codificam a enamelina e amelogenina. O objetivo do presente estudo foi examinar a relação entre a suscetibilidade da cárie dentária e o polimorfismo dos genes AMELX e ENAMEM. Foi coletado o DNA de 63 crianças em tratamento ortodôntico entre 8 e 12 anos de idade a partir das células da mucosa bucal. A genotipagem dos indivíduos quanto aos genes AMELX (rs 17878486) e ENAMEN (rs7671281) foi realizada por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real. Adicionalmente, a presença de lesões cariosas foi analisada através de fotografias da documentação ortodôntica e análise radiográfica. Neste estudo os resultados mostram que não há associação entre suscetibilidade a cárie dentária e o polimorfismo do gene AMELX. Porém, foi observada uma associação entre a frequência genotípica do gene ENAMEN e a cárie dentária. 33% da crianças portadoras do genótipo CT apresentaram cárie, enquanto 93,9% daquelas que tinham o genótipo TT não apresentaram a doença. Há a hipótese de que o genótipo CT codifica a proteína enamelina alterada, alterando a formação do esmalte e aumentando a suscetibilidade do hospedeiro à cárie. O genótipo CT para o gene ENAMEN pode ser considerado como um fator de risco à cárie dentária.

Resumo:

Palavras-chave: Cárie dentária, enamelina, amelogenina, polimorfismo genético,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22162

Referências bibliográficas
Como citar:

Costa, Paula Marino; Venante, Helena Sandrini; Poleti, Marcelo Lupion; Oltramari-Navarro, Paula Vanessa Pedron; Poleti, Thais Maria Freire Fernandes; Frederico, Regina Célia Poli; "Associação entre Polimorfismos dos Genes AMELX e ENAMEN e Cárie Dentária em Crianças de Londrina-PR", p. 371 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22162

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações