Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DAS MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E SUAS INTERFACES: URBANIZAÇÃO, DINÂMICA DA POPULAÇÃO E PRODUÇÃO DE COMMODITIES

Demétrio, Natália Belmonte ;

Artigo:

Como parte da pesquisa de doutorado em andamento no âmbito do projeto Observatório das Migrações em São Paulo (FAPESP-CNPq/NEPO-UNICAMP), esse trabalho apresenta o conceito de arranjo urbano-rural regional como proposta de regionalização assentada na mobilidade espacial da população (CUNHA, 2011) no contexto do circuito espacial produtivo (CASTILLO; FREDERICO, 2010) do setor sucroenergético, da laranja e da carne bovina. A partir do aporte teórico sobre espaços transnacionais (SASSEN, 1992), o artigo destaca a fluidez dos processos de redistribuição da população (BAENINGER, 2012) e de acumulação de capital (HARVEY, 1992) como dimensões que interagem na construção de novas espacialidades, reconfigurando os processos de urbanização e estruturação da rede urbana. O trabalho está dividido em cinco partes principais. Na primeira, é debatido as raízes teóricas do conceito de arranjo urbano-rural regional. Em seguida, é apresentado uma proposição metodológica de como operacionalizar uma regionalização à luz dessa abordagem. A terceira parte abrange uma descrição sucinta dos arranjos urbanos-rurais regionais da cana-de-açúcar, laranja e pecuária, enquanto na parte quatro é resgatado os processos históricos estruturantes dessas diferentes espacialidades. A título de considerações finais, volta-se ao debate da mobilidade espacial da população, menos como fenômeno associado ao movimento de proletarização da população e industrialização (SINGER, 1980) e mais como processo de reprodução social que aciona diferentes técnicas e espaços e um constante ir e vir (BAENINGER, 2012; SILVA; MENEZES, 2006).

Artigo:

Palavras-chave: Migração Interna, Urbanização, Regionalização,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt4_103

Referências bibliográficas
Como citar:

Demétrio, Natália Belmonte; "AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DAS MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E SUAS INTERFACES: URBANIZAÇÃO, DINÂMICA DA POPULAÇÃO E PRODUÇÃO DE COMMODITIES", p. 363-366 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt4_103

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações