Artigo - Open Access.

Idioma principal

AS ÁGUAS DE MARÇO REALMENTE FECHAM O VERÃO? ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO DIÁRIA DE MAMBORÊ-PR

GUICHO, Ricardo ; SÁ, Michele Suzane Saturnino de ; BUENO, Paulo Agenor Alves ;

Artigo:

O estudo climático, em específico a pluviometria, tem grande importância social visto que interfere diretamente no planejamento urbano e rural. Com o intuito de conhecer o comportamento da pluviosidade do município de Mamborê-PR, realizou-se um comparativo dos dados de precipitação diários do município com a música de Tom Jobim “Águas de Março”, de forma literal, para analisar se o regime forte de chuvas do Verão realmente cessa com o início do Outono, e portanto concluir se as águas de março fecham o verão. Para tal análise, os dados pluviométricos diários do município de Mamborê foram obtidos pelo Instituto das Águas do Paraná no Sistema de Informações Hidrológicas-SIH e dispostos em planilha eletrônica para posteriormente utilizá-los no programa BioEstat 5.3, onde foram realizados testes estatísticos como o de Lilliefors e Mann-Whitney. Os testes foram aplicados com o objetivo de comparação dos índices de precipitação diária entre o verão e as demais estações e uma comparação entre a última quinzena do verão com a primeira quinzena do outono em uma série histórica de 34 anos (1980-2013). Com as analises realizadas, pôde-se comprovar que o sentido literal da música não se aplica ao município de Mamborê-PR, visto que estatisticamente o final do verão e o início do outono não houve diferença significativa dos índices pluviométricos.

Artigo:

Palavras-chave: Mamborê, precipitação diária, sazonalidade, BioEstat,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-mc-001-4942

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, Aparecido Ribeiro de; NERY, Jonas Teixeira. Anállise Sazonal e Espacial da Precipitação Pluvial na Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí – Paraná. Bol. geogr., Maringá, v. 29, n. 2, p. 107-121, 201
  • [2] Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. CPTEC/INPE. Climatologia de Precipitação e Temperatura. Disponível em: http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/cliesp10a/chuesp.html. Acesso em 31 jan. 2015.
  • [3] INSTITUTO DAS ÁGUAS DO PARANÁ. Sistema de Informações Hidrológicas. Disponível em: http://www.aguasparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=264. Acesso em 31/01/2015.
  • [4] NETO, João Lima Sant’Anna. Decálogo da Climatologia do Sudeste Brasileiro. Revista Brasileira de Climatologia. V.1 Nº1. Dezembro de 2005.
  • [5] ROLLING STONES. Águas de Março. Disponível em: http://rollingstone.uol.com.br/edicao/37/noticia-3940#imagem0. Acesso em 01 fev. 201
  • [6] SILVA, José Geraldo Ferreira da; RAMOS, Hugo Ely dos Anjos; IGREJA, Gizella Carneiro; SILVA, Alines Oliveira da; FREITAS, RozianeAtayde. Análise da Frequência da Precipitação Diária no Município de Águia Branca – ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia – Sesc Centro de turismo de Guarapari, Guarapari – ES.
  • [7] Sistema Meteorológico do Paraná. SIMEPAR. Disponível em: http://www.simepar.br/. Acesso em 21 abr. 2016.
Como citar:

GUICHO, Ricardo; SÁ, Michele Suzane Saturnino de; BUENO, Paulo Agenor Alves; "AS ÁGUAS DE MARÇO REALMENTE FECHAM O VERÃO? ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO DIÁRIA DE MAMBORÊ-PR", p. 797-804 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-mc-001-4942

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações