Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDERO, Sandra Simone Duqueviz ; NOVELETTO, Amanda ;

Artigo Completo:

Compreendendo a Língua Estrangeira (LE) como formadora da cultura e do indivíduo, seu ensino revela-se significativo para a sociedade, de maneira ampla, mas também valoroso na Educação Infantil (EI). Neste sentido, propõe-se aqui analisar o uso das atividades lúdicas como uma das ferramentas no Ensino de Língua Estrangeira nos primeiros anos educacionais. Com este estudo, busca-se refletir sobre o impacto e a funcionalidade do uso de atividades lúdicas em Língua Estrangeira no desenvolvimento e no processo das aulas de LE com as crianças. Esta pesquisa investigou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a atividade lúdica como um possível instrumento pedagógico que estreita a relação entre os alunos e a LE com seu caráter entusiástico, atraente e também por fazer parte do cotidiano da criança. Por fim, a conclusão obtida com este estudo foi a legitimidade do uso da atividade lúdica no ensino de LE, assim como a relevância dos resultados apresentados, que levem ao avanço do estudo desta área da educação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Língua Estrangeira; Educação Infantil; Atividade lúdica,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-011

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
  • [2] BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica, 2010.
  • [3] BUENO, Jayme Ferreira; LEAL, Maria Rute. O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira. Revista Educação em Movimento, Curitiba, v.2, n.6, p.45-56, set./dez.200
  • [4] GUEBERT, Mirian C. Castellain; TRAUTWEIN, Mariana Medeiros. O ensino da língua estrangeira na educação infantil. Educere. PUCPR, Curitiba, 2007
  • [5] MUSZKAT, Mauro. Música, neurociência e desenvolvimento humano. Biblioteca Virtual da Antroposofia. Disponível em: http://www.antroposofy.com.br/wordpress/musica-neurociencia-e-desenvolvimento-humano/. Acesso em: 22 nov. 2014.
  • [6] ROSIN, Alessandra Ferreira; TINOCO, Bruno César Barbosa. O uso da música no ensino de língua estrangeira. UFRJ, Rio de Janeiro, 1998
Como citar:

LUDERO, Sandra Simone Duqueviz; NOVELETTO, Amanda; "AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL", p. 143-148 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações