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ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTE DE COMUNIDADES DE PRÁTICA BILÍNGUE

COMMUNICATION ARTIFACTS FOR BILINGUAL COMMUNITIES OF PRACTICE ENVIRONMENT

SAITO, Daniela Satomi; PIVETTA, Elisa Maria; ULBRICHT, Vania Ribas;

Artigo:

Os artefatos digitais de comunicação ampliam a possibilidade de aprendizagem e inclusão, em especial aos surdos. No entanto, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem carecem de artefatos adequados para ampliar a acessibilidade. Assim, o objetivo é apresentar parte do aprimoramento do ambiente Moodle para a formação de Comunidades de Prática (CoPs) e atender um público bilíngue (Libras/Português), respeitando as diferenças. As mudanças realizadas foram: suporte à formação de CoPs informais abertas e fechadas; integração de ferramenta de chat e tradutor automatizado; funcionalidades para upload e captura de vídeo; e estudos sobre ferramentas de videoconferência.

Artigo:

Digital communication artifacts extend inclusion and learning possibilities, specially to the deafs. However, learning management systems require appropriate artifacts to broaden accessibility. So, the objective is to present part of upgrading of Moodle to formation of Communities of Practice (CoPs) and attend a bilingual public (Libras/Portuguese), respecting the differences. Changes made were: support the formation of open and closed informal CoPs; integration of chat and automated translation tool; functionalities for upload and video capturing; and studies on videoconferencing tool.

Palavras-chave: artefatos de comunicação, HTML5, comunidades de prática, surdos, communication artifacts, HTML5, communities of practice, deaf,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-102-U022

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Como citar:

SAITO, Daniela Satomi; PIVETTA, Elisa Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; "ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTE DE COMUNIDADES DE PRÁTICA BILÍNGUE", p. 1186-1197 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-102-U022

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