Resumo - Open Access.

Idioma principal

Aqui Você É Bem Cuidado: Experiência de Corresponsabilização Entre Usuários, Trabalhadores e Gestores Pelo Processo Produção da Saúde.

Silva, Marcio Azevedo da; Mangueira, Albania Araújo; Carvalho, Fabiana Regina; Lourenço, Rita Gomes;

Resumo:

Introdução: o Ministério da Saúde tem reafirmado o HumanizaSUS como política transversal às diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), englobando os diferentes níveis e dimensões da atenção e da gestão. o programa Aqui você é bem cuidado pretende provocar inovações nas práticas gerenciais e de produção de saúde, propondo aos diferentes coletivos/sujeitos implicados nestas práticas o desafio de superar limites e experimentar novas formas de organização dos serviços e novos modos de produção e circulação de poder. Entendendo o município como o nível mais periférico do sistema de saúde este programa busca consolidar redes, vínculos e a corresponsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores para a garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada. Objetivos: contagiar por humanidades a rede municipal de saúde; fortalecer as iniciativas existentes e fomentar a implementação de outras; fortalecer a gestão participativa, o trabalho em rede e o controle social. Métodos: uso do apoio institucional como estratégia para a elaboração de projetos cogeridos sob a ótica do cuidado humanizado. para tanto, nos utilizamos da comunidade ampliada de pesquisa como uma ferramenta metodológica de cooperação entre saberes científicos e da experiência, operando uma dialética entre “teoria e prática”, que possibilita a produção de conhecimento e ações de mudança assumidas pelos indivíduos que vivenciam os problemas no seu cotidiano. Resultados: o programa Aqui você é bem cuidado vem afetando os gestores do SUS, como provedores das condições para o cuidado; os trabalhadores, como responsáveis pelo cuidado em ato; e os usuários, promovendo o empoderamento e o controle social. a experiência do apoio institucional mostra-se positiva para o fortalecimento do vínculo entre a gestão, a assessoria técnica de humanização e os serviços de saúde, aumentando o grau de responsabilização pela gestão do cuidado humanizado. Conclusão: a humanização da gestão e da atenção à saúde ainda é um desafio a ser superado. Ser bem cuidado é uma demanda social que a nosso ver só será atendida plenamente com a real implicação dos sujeitos envolvidos na produção da saúde. Empregar métodos de fomento à responsabilização e participação mostra-se como estratégia potente para a construção do SUS que dá certo.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10730

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Marcio Azevedo da; Mangueira, Albania Araújo; Carvalho, Fabiana Regina; Lourenço, Rita Gomes; "Aqui Você É Bem Cuidado: Experiência de Corresponsabilização Entre Usuários, Trabalhadores e Gestores Pelo Processo Produção da Saúde.", p. 315 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10730

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações