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APRENDIZADO DE LÍNGUA – INCIDENTAL LEARNING E O DESENVOLVIMENTO DA BILINGUALIDADE E DO LETRAMENTO DO APRENDIZ

MENDES, Márjori Correa ; SALGADO, Ana Claudia Peters ;

Artigo Completo:

O mundo em que vivemos hoje é caracterizado pela superdiversidade (VERTOVEC, 2006), o que implica diretamente na maneira pela qual nos comunicamos e recebemos informação, além de influenciar as diferentes formas de contatos linguísticos dentro e fora de sala de aula. Nesse viés, este trabalho busca discutir como as crianças desenvolvem suas bilingualidades (SALGADO & DIAS, 2010) a partir de informações disponíveis em seu entorno e como esse processo contribui, também, para a construção de seus letramentos (FREIRE, 1991; STREET, 1984; 2003), indo ao encontro do que García (2009) entende como educação bilíngue. Para tanto, serão analisadas algumas notas de campo produzidas durante as observações de aulas em uma instituição particular de ensino de língua estrangeira na cidade de Juiz de Fora/MG, parte de um projeto de iniciação científica desenvolvido entre os anos de 2009 e 2010. O que podemos concluir a partir dos dados coletados é que a criança aprende muito de forma incidental. Sendo assim, quanto maior for a quantidade e qualidade de input linguístico disponível no contexto escolar, maiores serão as possibilidades de as crianças aprenderem na forma de incidental learning (KERKA, 2000; VAZQUEZ, 2014; GRIM-FEINBERG, 2015) e mais consistente e independente será sua produção. Para que isso ocorra, no entanto, é necessário que haja a disponibilidade de uma grande e variada quantidade desse input para essa criança, através de um professor com uma formação criteriosa e de um contexto que possibilite diferentes oportunidades para o aprendiz aprender de acordo com suas especificidades e preferências.

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Palavras-chave: Aprendizado incidental; Bilingualidade; Educação Bilíngue,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-047

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Como citar:

MENDES, Márjori Correa; SALGADO, Ana Claudia Peters; "APRENDIZADO DE LÍNGUA – INCIDENTAL LEARNING E O DESENVOLVIMENTO DA BILINGUALIDADE E DO LETRAMENTO DO APRENDIZ", p. 599-610 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-047

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