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APRENDIZADO COLABORATIVO EM REDES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN

Silva, Daniel Maciel Costa da ; Miranda, Carlos Eduardo ;

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As tecnologias de comunicação e informação, típicas do ciberespaço, tem contribuído para o rompimento com o espaço e o tempo específicos para a aprendizagem. Uma rede social pode ser definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). Evidenciamos, neste cenário, as redes sociais, enquanto estruturas que dependem do engajamento dos indivíduos em processos interdependentes, determinam os diversos tipos de relacionamentos. A partir deste levantamento investigatório, identificamos a necessidade de evidenciar recursos projetuais aplicáveis nas interfaces, para conseguir que os usuários realizem o maior número possível de interações mútuas, além de levantar ações precedentes, tais como as estratégias, ferramentas e métodos específicos do design de informação, interação e de interfaces que possam motivar a colaboração entre seus usuários. Identificamos que, para tanto, será necessário compreender as teorias relativas ao aprendizado colaborativo para relacioná-las a estudos da cibercultura e do design de interações e interfaces. Concluímos que as metodologias e a lógica dedutiva do design podem contribuir na elaboração e prototipagem de serviços e interações digitais eficientes para estimular a colaboração e registrar e avaliar o aprendizado individual resultante de processos colaborativos.

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Palavras-chave: design; educação; aprendizagem colaborativa; ensino inovador.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0187

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Como citar:

Silva, Daniel Maciel Costa da; Miranda, Carlos Eduardo; "APRENDIZADO COLABORATIVO EM REDES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN", p. 2190-2199 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0187

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